Durante coletiva virtual que aconteceu no dia (26), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o banco planeja usar o aplicativo criado para o Auxílio Emergencial para realizar os pagamentos aos beneficiários do Bolsa Família. “O Bolsa Família, até hoje, foi pago na boca do caixa e no ATM [caixas eletrônicos]. Vamos oferecer a conta digital, mas com tranquilidade, porque é um público mais sensível a essa questão de tecnologias”, destacou Guimarães.


De acordo com o presidente, a Caixa utilizará o recurso como mais uma alternativa aos beneficiários do programa, que poderão optar por continuar a fazer uso dos saques tradicionais.


O Caixa Tem é um aplicativo de serviços sociais e transações bancárias lançado em abril deste ano para pagamento do auxílio emergencial do governo federal, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. Em Julho, ele também passou a ser utilizado para o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).



Além dos saques, o aplicativo permite também que os usuários realizem pagamentos, transferências, façam compras pela internet através de um cartão virtual gerado no app, além de compras no comércio através de um código gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento.


O presidente explicou que o banco manterá todos esses produtos oferecidos de forma gratuita a população durante a pandemia, e que novos produtos serão incluídos no Caixa tem, como seguros, cartões e microcrédito.


“Este aplicativo é o nosso banco digital para menor renda, que é 90% da base de clientes da Caixa”, destacou.

O Povo