Com mais de 4 mil pessoas aguardando agendamento, exames práticos do Detran também serão realizados nos fins de semana



Os exames práticos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) irão começar a ser realizados aos fins de semana em Fortaleza a partir desta semana. Devido à pandemia de Covid-19 , os testes haviam sido suspensos em março de 2020, mas foram retomados em 10 de agosto. De acordo com o Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (SINDCFCS), mais de 4 mil alunos estão aguardando agendamentos de exames médicos, testes teóricos e exames práticos.

Com o retorno em agosto, a capacidade de atendimento do departamento foi reduzida para atender às medidas sanitárias do governo do estado que visam desacelerar a contaminação do coronavírus no Ceará.

Diante da nova modalidade de atendimento, o Detran operou na primeira semana com capacidade de 30%, com 80 testes práticos de direção realizados por dia e 60 testes teóricos. A partir da segunda semana, esse número foi ampliado e deve crescer de forma gradual até a capacidade de 100% em Fortaleza.

Segundo o Sindcfcs, o órgão atende cerca de 160 autoescolas da Capital e Região Metropolitana. Em nota divulgada, o presidente do Sindicato Eliardo Martins argumenta que a demora gera insatisfação aos alunos, uma vez que muitos precisam das carteiras de habilitação para qualificação no mercado de trabalho. “Entendemos a importância e a necessidade dos protocolos. Sabemos que não tem como voltar a ser realizado os testes na quantidade de antes, mas também visualizamos que é possível uma contrapartida para atender a demanda sem correr riscos”, relata.

O Detran também explica que, sabendo da demanda de agendamentos acumulada, os testes práticos serão também realizados aos sábados e domingos até o final de setembro com o objetivo de disponibilizar mais de 9 mil vagas para que as autoescolas efetuem a marcação dos exames no sistema do departamento.

Com relação a liberação dos exames práticos em cidades interioranas, o Detran destaca que o retorno das atividades das autoescolas obedece ao plano de retomada do Governo do Ceará e destaca que diferentes localidades possuem diferentes índices epidemiológicos, portanto, muitas cidades encontram-se em fases de reabertura diferentes da Capital e que, no momento, não podem retornar às atividades presenciais.


O POVO Online

Postagens mais visitadas