Com visitações e tour on-line, Instituto Kairós inova no projeto 'Rotas de conhecimento'


Com a pandemia do novo coronavírus, viajar, pelo menos por enquanto, saiu dos planos de várias pessoas por todo o mundo. Seja por roteiros turísticos ou de trabalho, sair em viagem, ainda é um risco diante do momento que se vive. Porém, o Instituto Kairós conseguiu, de forma segura e virtual, levar seus alunos para São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo aos EUA em uma aula de campo diferente no “novo normal”.

O projeto “Rotas de Conhecimento” já é uma tradição na escola no mês de agosto, sempre alusivo ao dia do estudante. Nele os alunos são convidados a participar de aulas em campo, com propostas de roteiros das mais diferenciadas. Em 2020, com a pandemia, tudo mudou e as viagens não deixaram de acontecer, porém de maneira virtual. “Nós poderíamos simplesmente dizer que o projeto não aconteceria, por motivos óbvios. Mas, o nosso objetivo é sempre inovar e proporcionar novas vivências aos alunos”, declarou a professora Ana Paula, coordenadora do curso do Ensino Fundamental II do Instituto Kairós. Ela ressalta que o projeto foi inteiramente adaptado e contou com a colaboração dos professores e do núcleo gestor para a escolha das rotas e para a aplicação do plano. “A nossa escola tem sempre esse compromisso de propor metodologias ativas e também de desenvolver o protagonismo dos alunos que, ao se apropriarem do conhecimento, desenvolvem o pensamento crítico”, finalizou.

Entre os destinos visitados, os estudantes tiveram a oportunidade de viajar virtualmente a cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, conhecendo o Museu Nacional, o Museu Imperial e a Pinacoteca, respectivamente. Engana-se quem pensa que o roteiro se limitou somente a uma proposta de visitas nacionais. Os alunos puderam vivenciar também um tour internacional, claro, tudo de maneira virtual. Em visita a Washington, D.C., nos EUA, conheceram a sede da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) e todos os recursos e histórias da organização. O projeto “Rotas de Conhecimento” fechou os projetos especiais do mês de agosto na instituição e se consolidou como uma forma inovadora de aliar as propostas, antes feitas de maneira presencial, a nova realidade virtual. Um grande feito na área educacional que, sem dúvidas, servirá de exemplo para outras instituições. 


Texto: Vinícius Braga - Assessoria de Comunicação e Marketing do Instituto Kairós (comunicacao@kairosipu.com)

Postagens mais visitadas