O governo está preocupado com a decisão dos funcionários dos Correios de entrarem em greve, a partir da terça-feira (4), e já admite que o caso vai parar no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
"No meio da pandemia, uma greve dos Correios é gasolina no incêndio", afirmou à CNN uma fonte da estatal. A empresa tenta convencer os funcionários a não aderirem e classifica a paralisação de "reação imprópria". 
Mas nenhuma negociação deu certo até agora. "Certa do compromisso e da responsabilidade de seus empregados com a população e o país, espera que a adesão a uma possível paralisação, se houver, seja ínfima e incapaz de prejudicar o serviço postal e os brasileiros", afirma a empresa em comunicado. Em 2017, a categoria chegou a passar mais de quinze dias em greve.
A sensação na cúpula dos Correios é de que a greve é inevitável mas há quem acredite em baixa adesão, o que minimizaria os impactos. Para empresa, este é o pior momento para uma greve. 
Os Correios apresentaram uma proposta tachada de pacote de maldades, que prevê ajustes no vale refeição e na remuneração de férias, entre outros pontos. A empresa afirma que a circulação de informações erradas provocou "confusão nos empregados".
Na quinta-feira (30), funcionários dos Correios encaminharam um comunicado ao presidente da estatal, Floriano Peixoto, com a informação de que farão greve por tempo indeterminado "por não terem suas reivindicações atendidas pela empresa na mesa de negociação". 
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) reivindica reajuste salarial e afirma que a proposta do governo retira direitos.
CNN