Média móvel de casos de COVID-19 caiu 99% em Fortaleza desde o pico da pandemia


A media móvel de casos da COVID-19 caiu 99% em Fortaleza comparando o dia  7, (8,9 casos) com o pico de transmissão do coronavírus – dia 6 de maio de 2020 (867 casos). É o que afirma o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“O “platô” de casos confirmados desse ciclo epidêmico ocorreu na transição entre os meses de abril e maio (intervalo de aproximadamente vinte dias), quando a média móvel sempre esteve acima de 600 casos. Desde então, seguiu-se período de acelerada redução que se estende até o princípio de junho, quando a queda torna-se mais lenta”, destacou a SMS.

Com relação aos óbitos, também houve queda. Fortaleza registrou consecutivamente menos de 10 óbitos a cada dia nas duas últimas semanas.

“Após o aumento aparentemente linear da média móvel, característico dos dez primeiros dias de abril, há um crescimento exponencial do número de óbitos, que culmina com a média móvel de mais de 90 eventos fatais diários, mensurada entre os dias 15 e 17 de maio.

 O “platô” de óbitos (estendido) deste ciclo epidêmico, se considerarmos a média móvel, poderia ser definido como o período de aproximadamente duas semanas (09-22/05), quando a média sempre esteve acima de 80 mortes diárias”, ressalta o documento.



Postagens mais visitadas