Um estudo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular estima que a criação da CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços com alíquota única de 12%, proposta pelo Ministério da Economia no pacote da Reforma Tributária, deve impactar no orçamento das famílias de 10 milhões de estudantes que terão aumento de 6% a 10,5% nas mensalidades das escolas e das faculdades particulares.


"A Reforma vai pesar mais no bolso das famílias mais carentes, que buscam na educação uma alternativa de mudar o futuro", avalia Celso Niskier, secretário executivo do Fórum e diretor presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).


Niskier também teme o impacto no setor. "São três ondas: a primeira é a crise econômica dos últimos 5 anos; a segunda a pandemia da covid-19 que aumentou o desemprego e a perda de renda de parte da população e esta seria a terceira onda, que pode levar o setor a naufragar."


As mensalidades terão um aumento de 10% em média, fizemos um cálculo complexo de quanto o aluno suporta pagar, sabemos que o setor é muito diverso, mas já no ano que vem perderíamos 161 mil alunos já matriculados. Mas nos próximos dez anos, perderíamos 949 mil alunos.

R7