De acordo com novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho, quase 600 mil pessoas fizeram algum teste para a detecção do novo coronavírus no Estado. O número equivale a 6,4% de toda a população do Ceará.

Segundo o levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Mensal (Pnad) Covid-19, entre os cearenses que realizaram o exame, as maiores porcentagens foram: mulheres (6,8%, dentro do universo total de mulheres do Estado), grupo de idade de 30 a 59 anos (9,6%), de cor ou raça branca (7,5%), com ensino superior completo (15,0%) e com renda de 4 ou mais salários mínimos (17,1%).

No último mês de julho, 138 mil pessoas realizaram o teste por SWAB, o que representa 1,5% da população do Estado. Os resultados, segundo a Pnad, foram positivos em 32,3% e negativo em 58,4% dos casos. Já o teste por exame de sangue, de acordo com a pesquisa, foi realizado por 227 mil pessoas - equivalente a 2,5% da população - sendo 40,4% dos resultados positivos e 55,8% negativos.

Outro destaque apontado pelo levantamento feito pelo IBGE, mostra que, das pessoas que fizeram o teste para saber se estavam infectadas pelo coronavírus no Ceará, 182 mil testaram positivo.

Concentração de maiores casos de Covid-19 no Estado
Em matéria publicada pelo Jornal Nacional em julho, o município de Sobral, foi eleito com a maior proporção de contaminados do Brasil. Desde o começo da pandemia, Sobral é uma das cidades com mais casos de Covid no Estado. A prefeitura de Sobral explicou que o índice por lá é resultado da testagem em massa que já atingiu mais de 11% da população.

O Povo e G1-CE