Na madrugada de sexta-feira (21), o terror tomou conta dos moradores da Capital por confrontos de policias com criminosos. O "salve geral" de uma facção na Grande Fortaleza, deu ordem para espalhar violência em bairros e favelas da Capital e da sua Região Metropolitana, deixando ao menos seis pessoas assassinadas.

Os bandidos da facção Guardiões do Estado espalharam a movimentação através de redes sociais, com o intuito de iniciar os ataques logo em seguida. Em pouco tempo, o número de ocorrências de tiroteios triplicaram na frequência de viaturas da Polícia e na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sobrecarregando as patrulhas o Policiamento Ostensivo Geral (POG), das forças especiais (Raio e CPChoque) e também o Samu.

A Ciops registrou que o ataque se concentrou principalmente na região do Grande Jangurussu, onde ocorreu um embate de bandidos no Conjunto Maria Tomásia. Logo em seguida, o medo se espalhou por Mondubim, Planalto Ayrton Senna, Conjunto São Cristóvão, José Walter e nas cidades de Pacajus, Maranguape, Itaitinga, Horizonte e Pindoretama, áreas ocupadas, predominantemente, pela facção GDE.

Vítimas

No Distrito de Pratiús, em Pindoretama, a troca de tiros deixou dois mortos. Os corpos das vítimas foram encontrados em meio a um matagal. Um dos rapazes fuzilados no confronto foi identificado como José Almeida de Abreu Filho.

No Condomínio Monte Líbano, no bairro Mondubim, na zona Sul da Capital, um confronto entre bandidos de facções deixou um homem baleado, que foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Itaperi, mas faleceu no caminho.

Uma criança também foi baleada durante a troca de tiros nas ruas do bairro Planalto Ayrton Senna. A patrulha da PM encaminhou o garoto até a UPA do bairro José Walter. De acordo com os moradores, o tiroteio aconteceu na Rua Ipaumirim, por volta de 22 horas.

Outra troca de tiros foi registrada no bairro Guabiraba, em Maranguape, deixando, ao menos, duas pessoas baleadas, de acordo com a Polícia Militar. Outro ferido em confronto morreu na Emergência da UPA do Conjunto São Cristóvão, no Grande Jangurussu.

Em Pacajus, bandidos passaram em um carro atirando nas proximidades da Igreja Mãe Rainha e acabaram matando um morador, identificado como Francisco William dos Santos Souza.

Já no fim da madrugada, por volta das 4h30, mais um tiroteio terminou em morte. Desta vez em Fortaleza, na zona oeste da cidade, onde o corpo de um desconhecido foi encontrado cravejado de balas na Rua Álvaro Garrido, próximo à pracinha do Conjunto Jaciara.
CN7