Pecuária leiteira cresce quase 63% no Ceará


A pecuária de leite no Ceará tem crescido nos últimos anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre 2015 e 2019 houve aumento de 63% na produção de leite, mesmo com a estiagem.

A pecuária de leite no Ceará acumulou crescimento de quase 63% na produção entre os anos 2015 e 2019. No período, houve salto de 489,3 milhões para 797,4 milhões de litros por ano, segundo dados do IBGE. O leite produzido mesmo nas condições extremas do semiárido e em propriedades de todos os 184 municípios, é uma cadeia econômica tradicional e importante no Ceará, como enfatiza o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Silvio Carlos Ribeiro.

O secretário executivo, Silvio Carlos Ribeiro, diz que, diante desse potencial de crescimento do setor, o Governo está priorizando o programa de assistência técnica e gerencial para promover a expansão e modernização da atividade leiteira.

Reseva alimentar, investimento em tecnologia e assistência técnica, estão entre os fatores que ajudaram no crescimento do setor no Ceará. O programa de assistência promovido pelo Governo vai ajudar a alavancar o setor, segundo Alexandre Gontíjio. Ele é presidente da Associação dos Produtores de Leite do Ceará e destaca ainda algumas dificuldades de produtores do setor.

A tendência é que em 2020 a produção supere a do ano anterior. Se mantida a média de crescimento dos últimos anos, o Ceará pode alcançar a produção de 1 bilhão de litros de leite até o final de 2021.



(CNews)

Postagens mais visitadas