Número de cidades cearenses com baixa umidade do ar cresce em novo alerta do Inmet; Ipu e Pires Ferreira aparece na zona de perigo

 Um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido nesta sexta-feira (25), aponta que subiu de 134 para 163 o número de municípios cearenses classificados como “Perigo” e “Potencial Perigo” pela baixa umidade relativa do ar. A quantidade representa um aumento de 72,82% para 88,58% do território estadual. Este fenômeno traz riscos à saúde e aumentam as possibilidades de incêndios florestais. O aviso é válido até o próximo domingo (27), às 18h.


Apesar do aumento, os municípios em “Perigo”, quando a variação da umidade relativa do ar gira em torno de 12% a 20%, caiu de 68 municípios, no alerta de ontem, para 65, hoje. A área afetada está nas regiões do Sertão Central, no Sertão dos Inhamuns, Jaguaribe, Cariri e Centro-Sul.


Por outro lado, foi considerável o crescimento no número de municípios em alerta de “Potencial Perigo”, de ontem para hoje, saltando de 66 para 98. Nesta classificação, a umidade relativa do ar varia entre 20% a 30%. Além dos territórios do Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribe, Norte e Noroeste cearenses, que apareceram no último boletim, agora também inclui parte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


A gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, explica que as áreas do interior do Estado apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à própria continentalidade, ou seja, a distância do oceano. “Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”, completou.


A meteorologista complementa que a faixa litorânea geralmente se apresenta mais úmida ao longo de todo o ano. "Isso acontece em virtude da umidade proveniente da evaporação da água oceânica, que é trazida para o continente pelos ventos”, acrescenta.


Cuidados


Com o tempo mais “seco”, o Corpo de Bombeiros alerta para o perigo das queimadas, sobretudo a prática de “brocar”, ainda muito comum no Interior do Estado pelos agricultores. “Quase todos (os incêndios) são de focos clandestinos e criminosos, pela ação do homem, destruindo a natureza, flora e fauna. O calor e os ventos tornam ainda fáceis de se alastrarem. A gente tem que trabalhar, além da questão educativa, a questão punitiva”, acredita o Tenente-coronel Nijair Araújo.


A baixa umidade do ar também pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alergologista e imunologista Cícero Inácio, aponta que é comum a secura das mucosas nasais, exacerbação de conjuntivites alérgicas, dermatite atópica, asma e rinite alérgica. Sua orientação é o consumo de líquido, “principalmente água”, enfatiza, e evitar exposição em horários mais quentes, das 10h às 16h, usar hidrante para a pele e, se possível, de algum tipo de umidificador de ambiente.


Cidades em “Perigo”

Abaiara

Acopiara

Aiuaba

Altaneira

Alto Santo

Antonina Do Norte

Araripe

Arneiroz

Assaré

Aurora

Baixio

Barbalha

Barro

Brejo Santo

Campos Sales

Caririaçu

Cariús

Catarina

Cedro

Crato

Deputado Irapuan Pinheiro

Ererê

Farias Brito

Granjeiro

Icó

Iguatu

Independência

Ipaumirim

Iracema

Jaguaretama

Jaguaribara

Jaguaribe

Jardim

Jati

Juazeiro Do Norte

Jucás

Lavras Da Mangabeira

Mauriti

Milagres

Milhã

Missão Velha

Mombaça

Nova Olinda

Novo Oriente

Orós

Parambu

Pedra Branca

Penaforte

Pereiro

Piquet Carneiro

Porteiras

Potengi

Potiretama

Quiterianópolis

Quixelô

Quixeramobim

Saboeiro

Salitre

Santana Do Cariri

Senador Pompeu

Solonópole

Tarrafas

Tauá

Umari

Várzea Alegre

Cidades em “Perigo Potencial”

Acarape

Alcântaras

Alto Santo

Apuiarés

Aracoiaba

Ararendá

Aratuba

Banabuiú

Barreira

Baturité

Beberibe

Boa Viagem

Canindé

Capistrano

Caridade

Cariré

Carnaubal

Cascavel

Catunda

Chorozinho

Choró

Coreaú

Crateús

Croatá

Forquilha

Frecheirinha

General Sampaio

Granja

Graça

Groaíras

Guaiúba

Guaraciaba Do Norte

Guaramiranga

Hidrolândia

Ibaretama

Ibiapina

Ibicuitinga

Independência

Ipaporanga

Ipu

Ipueiras

Irauçuba

Itaiçaba

Itapagé

Itapipoca

Itapiúna

Itatira

Jaguaretama

Jaguaribara

Jaguaruana

Limoeiro Do Norte

Madalena

Maranguape

Massapê

Meruoca

Milhã

Miraíma

Monsenhor Tabosa

Morada Nova

Moraújo

Mucambo

Mulungu

Nova Russas

Novo Oriente

Ocara

Pacoti

Pacujá

Palhano

Palmácia

Paramoti

Pedra Branca

Pentecoste

Pires Ferreira

Poranga

Quixadá

Quixeramobim

Quixeré

Redenção

Reriutaba

Russas

Santa Quitéria

Santana Do Acaraú

Senador Pompeu

Senador Sá

Sobral

Solonópole

São Benedito

São João Do Jaguaribe

Tabuleiro Do Norte

Tamboril

Tauá

Tejuçuoca

Tianguá

Ubajara

Umirim

Uruoca

Varjota

Viçosa Do Ceará


O POVO

Postagens mais visitadas