Polícia Civil captura dois homens envolvidos em duplo homicídio na Lagoa da Maraponga


Dois homens suspeitos de integrarem uma organização criminosa foram presos após terem o mandado de prisão preventiva cumprido na última sexta-feira (28), em Fortaleza. A investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), sob coordenação da 9ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), chegou à autoria dos dois homens em um duplo homicídio que vitimou Francisco Ediberto dos Santos Brasileiro (39) e a transexual Soraya de Oliveira Santiago (35). A motivação para as mortes também foi revelada durante as apurações policiais. Os detalhes das prisões e do caso foram apresentados nesta segunda-feira (31), na sede do DHPP, em Fortaleza.

Após levantamentos iniciais colhidos no local do crime, onde os dois corpos foram encontrados, na área da Lagoa da Maraponga, no bairro de mesmo nome, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, os investigadores do DHPP se debruçaram nas investigações para desvendar a autoria e colher materialidade do crime. Minutos antes das mortes, outro homicídio em circunstâncias semelhantes havia ocorrido, desta vez, no bairro Parangaba (AIS 5), tendo como vítima Gerson Ediberg Pereira dos Santos (47). Por meio de apurações da 9ª Delegacia do DHPP, os policiais civis identificaram o grupo criminoso responsável pelas três mortes.

Dois homens de 25 anos que integram uma organização criminosa, como apontam as investigações, foram identificados e presos pelas mortes. São eles: Francisco Anderson Pereira Costa (25), com duas passagens por roubos e uma por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e Sidney Marques Sousa (25), com antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e permitido, associação criminosa e posse de droga. Anderson foi preso no bairro Vila Manoel Sátiro (AIS 9), enquanto Sidney no bairro Jereissati I, em Maracanaú (AIS 12). Outros envolvidos já foram identificados e são procurados pela Polícia.

A Polícia Civil também esclareceu a motivação para as mortes. Ediberto e Ediberg, conforme indicam os levantamentos feitos pelos investigadores, eram pessoas em situação de rua e pertenceriam a território rival ao do grupo que executou a empreitada criminosa. Soraya, que estava na companhia de Ediberto, foi morta porque presenciou a execução do homem pelo grupo, acreditam os policiais civis com base nas investigações, razão pela qual os suspeitos irão responder pela qualificadora do homicídio: assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime, conforme inciso V do paragráfo 2º do artigo 121 do Código Penal Brasileiro.

A dupla, assim com os outros foragidos, foi indiciada por homicídio qualificado por motivo fútil, sem chance de defesa da vítima e para assegurar a execução do crime, além disso, os suspeitos também irão responder por integrarem organização criminosa armada. O inquérito policial já foi remetido ao Poder Judiciário, ocasião em que o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) decidiu denunciá-los pelos crimes. A Polícia Civil segue com diligências em andamento visando capturar os outros envolvidos nos homicídios.
O crime

As vítimas foram encontradas mortas no dia 12 de julho, na área da Lagoa da Maraponga, no bairro de mesmo nome, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. De acordo com os peritos que analisaram o local do crime, havia lesões provocadas por arma de fogo. Os corpos foram recolhidos para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde foram periciados e devidamente identificados, já que nos momentos iniciais da ocorrência não foi possível realizar a identificação das vítimas.



(SSPDS)

Postagens mais visitadas