Reservas em hotéis e pousadas nas praias do Ceará chegam a 80%

 
O feriado prolongado de 7 de setembro tem animado proprietários de pequenos hotéis e pousadas cearenses, especialmente para as que ficam no litoral. De acordo com as associações que representam os hotéis e os meios de hospedagem menores, esses empreendimentos localizados fora da Capital já contam com ocupação de até 80% para a data.


A estimativa é da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo (AMHT), considerando apenas os estabelecimentos fora de Fortaleza. "O principal usuário nesse momento das praias cearenses é o próprio fortalezense, as pessoas das cidades vizinhas que podem vir de carro. Isso tá contribuindo para um fluxo maior nesses estabelecimentos", diz Vera Lúcia da Silva, presidente da entidade.


Fortaleza


Por outro lado, a data não foi suficiente para impulsionar de forma expressiva a ocupação nos hotéis e pousadas de Fortaleza. Quando considera os estabelecimentos representados pela AMHT na Capital, a média da ocupação cai a cerca de 35% a 40% para o feriado de 7 de setembro, segundo Vera Lúcia.


De acordo com Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), os empreendimentos afiliados em Fortaleza ainda apresentam ocupação em torno de 15% a 20%.


"Nossa ocupação está melhorando com o passar dos meses, mas ainda é baixa. Não temos grupos, não temos voos, então o feriado será um pouco indiferente. Já os hotéis de praia estão com uma ocupação maior, de 70%, porque a própria população do Ceará está buscando as praias para passar o feriado", reforça o presidente da ABIH-CE.


Ainda de acordo com Vera Lúcia, é possível que as reservas de última hora ajudem a melhorar a ocupação das pousadas em Fortaleza, que pode chegar a 50%. "Esperávamos uma ocupação de pelo menos 60%. É difícil manter uma taxa baixa", lamenta a presidente da AMHT.
 
 
O POVO

Postagens mais visitadas