Técnicos apontam "buraco" de quase 12 metros de altura na Duna da Lagoinha, em Paraipaba


Uma equipe do Programa Cientista-Chefe visitou, na última semana, a Duna da Lagoinha, importante cartão-postal do município de Paraipaba. Os técnicos detectaram a presença de voçorocas, fenômeno geológico de formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva, o que leva ao risco de desabamento de residências próximas. Nos últimos anos, a Duna está desaparecendo por conta do barramento eólico que impede que ela seja alimentada.

A equipe está elaborando um relatório técnico com propostas de intervenções na área. O documento deve ser entregue ao Município nas próximas duas semanas.

“Encontramos um buraco (voçoroca) de quase 12 metros de altura. Corre risco não só de destruição da Duna, mas de desabamento de algumas casas no entorno, na próxima quadra chuvosa”, explica Marcelo Soares, coordenador do Cientista Chefe e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Tem ocupações no entorno que estão impedindo a vinda de areias de outras dunas”, destaca o professor, explicando como acontece o processo natural.

“O vento vai transportando areia, normalmente para o sentido Oeste, e essa duna era alimentada por outras dunas de Leste. Tem loteamentos no entorno que estão impedindo o processo natural que era alimentada”.


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas