Testagem da Covid-19 para funcionários de escolas particulares é retomada em Fortaleza




A testagem de professores da rede privada de Fortaleza para identificar o coronavírus foi retomada nesta segunda-feira (28). Os testes foram disponibilizados inicialmente no sábado (26), mas foram suspensos no dia seguinte.

Os testes devem ser feitos antes de uma nova fase do retorno das aulas presenciais. A partir de 1º de outubro, serão autorizadas as aulas nas seguintes séries:

1º e 2º anos do ensino fundamental
9º ano do ensino fundamental
3º ano do ensino médio e educação profissionalizante
Educação de jovens e adultos (EJA)


Atualmente, aulas presenciais no Ceará são autorizadas apenas para creches e escolas infantis.

Os funcionários devem se cadastrar em plataforma digital para saber o local da realização do exame, como indica o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).

Depois da inscrição no site, os profissionais são direcionados para uma das cinco unidades disponíveis para a testagem: UniAteneu, UniFametro, Universidade de Fortaleza, UniChristus e Faculdade Paulo Picanço.

Na primeira fase da retomada, foram realizados 5.913 testes nos profissionais da educação do setor privado, sendo 13 com resultado positivo, como registra o Sinepe. Tais profissionais foram afastados das atividades para evitar a propagação da Covid-19 entre a comunidade escolar. Até então, apenas o ensino infantil estava liberado com 35% da capacidade.

No decreto estadual, válido no dia 1º de outubro, a rede infantil pode ampliar o número de alunos para até 50% da capacidade máxima nas cidades que formam a Região de Fortaleza.

As turmas do 1º, 2º e 9º ano do ensino fundamental, além da 3º série do ensino médio, também estão autorizadas a retornar presencialmente com 35% do número de estudantes. Os gestores das escolas definem como a retomada, mas devem oferecer a modalidade remota para aqueles que optarem por permanecer em casa.

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas