Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 11 de setembro de 2020



Com a liberação das praias em Fortaleza e o aumento da movimentação nesses locais, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) voltou a disponibilizar o boletim de balneabilidade, considerado ainda um boletim de “transição”. A avaliação divulgada nesta sexta-feira (11) mostra três praias impróprias para banho.

As praias consideradas impróprias na análise apresentaram proporção superior a 2.500 coliformes termotolerantes por 100 ml da amostra de água examinada. Os trechos não balneáveis são os seguintes:
Praia localizada entre o espigão da avenida Desembargador Moreira e a Volta da Jurema, na zona centro da orla de Fortaleza;
No espigão entre a avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança, na zona oeste;
E entre a rua Seis Companheiros e a rua Francisco Calaça, também na zona oeste.

Trinta e um trechos de praias foram analisados pela Semace para a divulgação do boletim definido como “de transição”. O boletim definitivo passará a ser divulgado quando se completar cinco coletas semanais das amostras.

Outras praias ainda podem vir a ser consideradas impróprias ao fim da série de cinco coletas feita pela Semace. As três já divulgadas apresentaram proporção considerada alta de coliformes termotolerantes, o que dispensa a observação do resultado das análises no período de cinco semanas seguidas.

Com o retorno do boletim definitivo, a autarquia voltará a analisar também a balneabilidade das praias localizadas fora de Fortaleza.

Praia do Futuro

De acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, os trechos da orla da zona leste, que inclui toda a Praia do Futuro, apresentaram condição “favorável”, mas ainda não podem ser anunciadas como próprias para o banho.

“Terão de esperar a série de cinco exames”, completou Gurgel. 

Retorno das análises

A coleta de amostras de água voltou a ser realizada neste mês de setembro, quando a frequência de banhistas aumentou. O serviço foi suspenso no dia 17 de março, por causa do decreto de isolamento social.

Os técnicos da Semace passaram a realizar a coleta com equipamentos de proteção individual contra o coronavírus. Os carros e utensílios estão sendo desinfetados, informou a Semace.


(Diário do Nordeste)
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire