Governo do Ceará vai adquirir 147 câmaras refrigeradas para armazenamento de vacinas contra a Covid-19

 


O governo do Ceará anunciou a compra de 147 câmaras refrigeradas para o estado para armazenar vacinas conta a Covi-19 que o estado pretende adquirir, quando o produto estiver disponível. A compra dos refrigeradores será feita por meio de licitação aberta pela Secretaria da Saúde.

Na terça-feira (20), o governo federal anunciou que iria adquirir 46 milhões de doses da vacina produzida pela China. Nesta quarta-feira (21), no entanto, o presidente Bolsonaro negou que pretende comprar a vacina do país asiático.

""Que o governo federal guie suas decisões sobre a vacina da Covid por critérios unicamente técnicos. Não se pode jamais colocar posições ideológicas acima da preservação de vidas. Lutaremos para que uma vacina segura e eficaz chegue o mais rápido possível para todos os brasileiros", repercutiu o governador Camilo Santana.

O valor do investimento é de R$ 2,8 milhões. Os equipamentos hospitalares serão usados prioritariamente para o armazenamento das vacinas contra o novo coronavírus. Das 147 câmaras refrigeradas, 143 itens são de 200 litros e quatro itens de 300 litros.

"Estamos nos antecipando e permitindo que os municípios cearenses tenham a estrutura necessária para receber e armazenar de forma eficaz as vacinas contra a Covid, quando elas forem disponibilizadas pelo Governo Federal", disse o governador Camilo Santana (PT).

Vacina

Camilo participou de reunião com governadores do país e Ministério da Saúde nesta terça-feira (20). Na ocasião, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, informou que a previsão é de que, até o fim de janeiro, deverão ser entregues as primeiras 30 milhões de doses da vacina produzida em parceria com a Universidade de Oxford.

Segundo o cronograma da fundação, seriam distribuídas no país 100 milhões de doses no primeiro semestre de 2021 e 110 milhões de doses no segundo semestre.

"O Ceará continua acompanhando de perto a evolução desse processo, que é aguardado com muita ansiedade por todos. Lutaremos para que uma vacina segura e eficaz chegue o mais rápido possível para todos os brasileiros", disse Camilo.

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas