Incêndio de grandes proporções destrói acervo da Secretaria de Cultura de Iguatu

 


Um incêndio de grandes proporções atingiu um almoxarifado da Secretaria de Cultura do município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, na noite desta segunda-feira (5). O Corpo de Bombeiros e funcionários da pasta confirmaram que todo o acervo abrigado foi destruído pelo fogo.

No local, a Secretaria de Cultura guardava diversos itens de materiais de decoração referente a datas comemorativas, como iluminação do Natal de Luz, que seria utilizado nas ruas e praças do município no final deste ano. Funcionários da secretaria estimam que o prejuízo ultrapassou R$ 600 mil. O prédio consumido pelo fogo é um dos galpões da antiga estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1910.

O trabalho dos bombeiros foi dificultado porque o prédio estava trancado e não havia muitas entradas na edificação. Os agentes precisaram derrubar a estrutura do telhado utilizando o jato de água do canhão esguicho acoplado ao caminhão da corporação.

Os bombeiros informaram que mais de 20 mil litros de água foram utilizados na ocorrência para debelar as chamas. Os bombeiros acreditam que o incêndio foi criminoso, porque outras ocorrências da mesma natureza foram registradas nas proximidades do galpão, nos últimos dias. Agentes da Polícia Civil estiveram no local.

Carlinhos Lobo, funcionário da Cultura do município, esteve presente no local após o incêndio e destacou o sentimento de tristeza por conta do material destruído pelo fogo. "Hoje a Secretaria de Cultura perdeu o patrimônio dela todinho de uma forma que eu não tenho nem palavras", declarou Carlinhos.

Além dos itens de decoração para o período natalino, peças utilizadas em datas como São João e Paixão de Cristo também foram consumidos pelo fogo.

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas