Mergulhadores dos Bombeiros resgatam corpo de jovem afogado, em açude de Uruburetama

 


A guarnição de mergulho de resgate do Batalhão de Busca e Salvamento foi acionada para resgate do corpo afogado de um jovem de 18 anos no açude Mundaú em Uruburetama. Na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). O afogamento se deu por volta das 15h 30min do dia 18 de outubro de 2020, e a guarnição de Itapipoca ao ser acionada fez buscas em apneia tentando localizar a vitima. Porém como o açude é muito fundo foi acionado a guarnição de mergulho que saiu de Fortaleza por volta das 4h da manhã.

A guarnição de mergulho que era composta pelo Subtenente Daniel, Subtenente Nobre, cabo Moura e soldado Juscelino iniciaram as buscas por volta das 7h da manhã desta segunda-feira (19), e foram utilizados os equipamentos de mergulho autônomo e principalmente a comunicação subaquática com a utilização da máscara Fullface para reforçar a segurança no mergulho. Como em materiais anteriores a máscara Fullface permite a comunicação entre mergulhadores e entre o mergulhador e superfície trazendo uma maior segurança para todos os envolvidos nessa missão.

Após colher todas as informações com os familiares e testemunhas foi feito a busca com dois Mergulhadores no fundo e um guia, realizando um padrão de busca para a varredura do provável local do afogamento da vítima no açude. Com uma profundidade que variava entre 11 e 27 metros a vítima foi encontrada depois de 52 minutos de busca. Esse tipo de missão é muito pesarosa, porém sabemos que assim damos a devida atenção e conforto para os familiares.

Alerta!

Não se deve mergulhar em açude ou qualquer meio líquido que não disponha de um guarda-vidas, devendo permanecer sempre na margem e no máximo com agua na cintura. Simples atitudes como esta salvam vidas!

 

(CBMCE)

Postagens mais visitadas