‘Não sabíamos o que estava acontecendo’: moradores relatam susto após impacto de asteroide

 

Quando moradores da região de Maciço de Baturité, no interior do Ceará, escutaram um estrondo na manhã deste sábado (10), a primeira reação foi o susto. “Não sabíamos o que estava acontecendo”, conta Erones Gelson, 30, residentes de uma das localidades em que foi possível perceber o forte barulho.

A fonte do som, no entanto, foi a queda de pequeno asteroide, de acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). O fenômeno foi ouvido nas cidades de Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Palmácia e Guaramiranga.

Erones dirigia por uma estrada nas proximidades de Guaramiranga quando escutou o som causado pelo impacto. A primeira reação, diz, foi parar o caminhão que conduzia para saber se era algo relacionado à parte mecânica do veículo. “Um grande estrondo. Pensei que era um pneu que tinha estourado. Durou cerca de dois e três minutos e deixou todo mundo assustado”, relembra.

A família de Manoel Paulino da Cruz, que estava a 4 Km do ponto atingido pelo asteroide, também sentiu o abalo. “Minha filha estava fazendo curativo em mim na hora. Quando deu o estrondo, até o alicate caiu da mão dela”, conta Manoel, impressionado. “Ficou todo mundo preocupado para saber de onde tinha vindo. Ninguém viu nada cair, nem poeira ou explosão. Depois, vieram dizer que a mesma coisa aconteceu em outras cidades”, adiciona o morador.

Já Lucielma Rodrigues, 32, aguarda receber mais detalhes sobre o barulho. “Um estrondo muito grande. Me assustei. Pensamos que era um carro que tinha explodido. A gente ainda tá muito curioso para saber o que houve. Fiquei muito assustada”, completa a residente.





Asteroide cai no Ceará e assusta moradores no Maciço do Baturité

Fenômeno

O astrônomo Lauriston Trindade, um dos membros da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), diz que o objeto foi avistado ao sul de Fortaleza, próximo da região do Maciço, e teria se deslocado no sentido noroeste.

“Houve uma forte explosão por volta das 6h50 da manhã, quando vários moradores da região escutaram essa explosão. Acreditamos que seja um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra sobre o Maciço de Baturité. Nós da Bramon estamos levantando mais dados, temos algumas imagens de satélite, que registram a extensão deste fenômeno. Estamos tentando coletar mais relatos e vídeos para tentar determinar a trajetória”, afirmou o pesquisador.
Registro

O professor de astronomia Romário Fernandes afirmou para o G1 que um satélite geoestacionário meteorológico registrou o fenômeno.


“Há um satélite que está centenas de quilômetros acima da Terra e ele é um satélite geoestacionário meteorológico de monitoramento climático. Ele fica orbitando a Terra regularmente para outros fins. E ele capturou esse registro. Esse azul (indicado na imagem) é um indicativo do fenômeno luminoso, a explosão que aconteceu por volta das 6h50 na região” explica.


Para o astrônomo Lauriston Trindade, o tamanho e o impacto do objeto confirmam que se trata de um asteroide.


“A partir de um metro de diâmetro já é considerado oficialmente um asteroide. A gente vai tentar calcular a massa dele porque existem estações de infrassom pelo mundo que podem ter registrado também esse som. Foi um pequeno asteroide, a gente tem convicção pela magnitude, pelo poder que ele teve, de que se trata de um objeto relativamente grandinho”, avaliou Trindade.




Fonte: G1




Postagens mais visitadas