Ataque de abelhas mata cavalo, galinhas e deixa homem ferido em Juazeiro do Norte

 


Um ataque de abelhas italianas matou um cavalo, algumas galinhas e deixou um homem de 46 anos ferido no Sítio Junco, na zona rural de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O caso aconteceu no início da tarde desta terça-feira (17).

Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros, Ailton Lima, que atendeu a ocorrência, os agentes foram acionados por volta do meio-dia e quando chegaram ao endereço visualizaram as abelhas dispersas no terreno da propriedade.

“Os agentes fizeram um isolamento no local, para que as pessoas se afastassem de onde estava o enxame, pois a abelhas estavam bem dispersas. Na ocorrência houve a morte de um cavalo, uma pessoa picada e aves também foram picadas”, afirma o tenente.

Segundo testemunhas, as abelhas estavam em uma mangueira no quintal da residência, próximo ao cercado onde o cavalo ficava. No momento do ataque, o animal não conseguiu sair, foi atingido por várias ferroadas e morreu no local. Algumas galinhas da propriedade também foram picadas pelas abelhas e não resistiram aos ferimentos.

José Arnon Benjamin do Nascimento, que mora na propriedade, também foi atingido pelas picadas e precisou de atendimento médico. Ele recebeu alta após ser medicado.

O tenente Ailton Lima reforça que, em caso de ataque, deve-se acionar os bombeiros. “As pessoas não devem se aproximar das abelhas, precisam ligar para o Corpo de Bombeiros informando a situação e a gente vai ao local verificar e, se for o caso, nós eliminamos o risco, isolamos o local e orientamos as pessoas a buscarem um posto de saúde para se tratar, caso tenham sido atacadas”, disse.

Além disso, de acordo com Lima, algumas medidas podem ser tomadas caso um enxame seja visualizado. “Evitar barulhos, porque atrai as abelhas. Se for à noite, evitar acender luzes e verificar onde está o enxame. Se ver o enxame, evita a área, isola, para que as pessoas não fiquem feridas”, explica.

 

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas