Disputa Histórica: Joe Biden é declarado presidente dos Estados Unidos



Em disputa acirrada e histórica Joseph Robinette Biden Jr. foi declarado presidente eleito dos Estados Unidos neste sábado (7), segundo projeção da rede de notícias CNN, na semana em que completou 50 anos desde a primeira vez que assumiu um cargo político. Os eleitores dos EUA escolhem, assim, Biden como o 46º presidente de sua história, depois de derrotar Donald Trump numa disputa histórica e acirrada, que o atual líder americano decidiu levar à Justiça.


Antes mesmo de haver um resultado final, Trump se declarou vencedor da eleição e disse que iria à Suprema Corte para interromper a contagem de votos - com o temor de que aqueles enviados por correio, de maioria democrata, virassem o jogo em estados-chave, como de fato aconteceu.


Trump entrou com ações judiciais em Geórgia, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. Obteve vitória parcial na Pensilvânia e três derrotas, uma da quais também na Pensilvânia, e as outras em Geórgia e Michigan. Em Wisconsin, onde o democrata venceu com menos de 1 ponto percentual de diferença, o atual presidente pediu recontagem dos votos, alegando, sem apresentar provas, que o voto postal gera fraudes.



A projeção da vitória de Biden veio com os resultados na Pensilvânia, estado que os democratas perderam para Trump em 2016 e que foi reconquistado neste ano. Assim, o agora presidente eleito atingiu ao menos 273 votos no Colégio Eleitoral, acima do mínimo de 270, enquanto o candidato republicano conquistou, até o momento, 214.


Em relação ao apoio popular, Biden registra mais de 74 milhões de votos, recorde nos Estados Unidos e um marco num país onde a participação não é obrigatória. Trump, por sua vez, contabiliza ao menos 70 milhões de apoios na 59ª eleição presidencial americana desde 1788.


Em mais um formato histórico, os EUA terá a primeira mulher negra e de ascendência asiática a assumir a Vice-Presidência americana no futuro.


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas