Eleição americana: Trump vence no Kentuck e Indiana; Biden conquista Vermont e Virgínia

Apuração dos votos deve terminar nesta quarta-feira 

 
 
 

Começou a apuração dos votos da eleição presidencial americana. Donald Trump venceu em dois estados (Kentuck e Indiana), enquanto Joe Biden conquistou os votos do colégio eleitoral em Vermont e Virgínia. A previsão da mídia americana é que a apuração termine no fim da manhã desta quarta-feira.

Mais de 100 milhões votaram antecipadamente - pelo correio ou pessoalmente -, um número recorde, que representa mais de 73% do total de votos emitidos há quatro anos.

Trump, de 74 anos, o primeiro presidente a tentar ser reeleito após ser absolvido do impeachment, aparecia atrás nas pesquisas contra Biden, de 77 anos, que é pela terceira vez candidato à presidência.

O ex-vice-presidente de Barack Obama contava com 51,2% de pessoas o apoiando diante dos 44% do atual presidente, e tem uma liderança de 2,3 pontos percentuais em Estados-chave para vencer a eleição, segundo a média das pesquisas feitas pelo RealClearPolitics.

O pleito de hoje também vai escolher 35 senadores, 435 deputados federais, 11 governadores e 5.000 deputados estaduais. O sistema de votação é indireto, através do colégio eleitoral, com delegados que representam a população dos 50 estados. Há no total 538 votos no colégio eleitoral, e um candidato vence se tiver pelo menos 270 votos.




Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo

(Diário do Nordeste)


Postagens mais visitadas