Novo coronavírus similar ao Sars-Cov-2 é descoberto em caverna do Japão

 


Cientistas da Universidade de Tóquio detectaram o novo coronavírus RC-o319 e constataram sua grande semelhança com o Sars-Cov-2, causador da Covid-19. O novo vírus foi encontrado em fezes de morcegos que habitam as cavernas do Japão. Testes clínicos demonstraram que não é transmissível aos humanos.

Segundo o estudo antecipado publicado no dia 2 de novembro no jornal acadêmico Emerging Infectious Diseases, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o vírus é aproximadamente 81,47% semelhante geneticamente ao Sars-CoV-2. 

Conforme os pesquisadores, existe a possibilidade de que o novo vírus esteja presente na China, pois a espécie de morcego estudada, Rhinolophus spp, habita Ásia, Europa e África. Os cientistas japoneses fazem alerta para a necessidade "essencial de uma vigilância epidemiológica adicional" dos coronavírus de morcegos.

Isso porque eles não descartam a chance de esses vírus se disseminarem para outros animais e chegarem até os humanos. O periódico destaca que o artigo ainda não está em sua versão final e pode sofrer alterações em sua versão on-line até a data de lançamento oficial. 

Está não é a primeira vez que o coronavírus é associado aos morcegos. Anteriormente, um estudo mostrou relação de 96,2% entre o Sars Cov-2 e vírus do morcego-ferradura. 
 
 
(O Povo)

Postagens mais visitadas