Desenvolvimento Agrário inicia a testagem de Covid-19 para colaboradores

 


De hoje (15) até a próxima sexta-feira (18), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário inicia a testagem para Covid-19 em funcionários e servidores do órgão do Governo do Ceará. A parceria firmada com a Secretaria de Saúde do Ceará disponibilizou um total de 1.000 testes do tipo RT-PCR e o resultado ficará disponível no site digital.saude.ce.gov.br no prazo de cinco dias úteis. O exame é exclusivo para colaboradores e servidores do órgão estadual e realizado no período entre 8h30 e 15h.

O resultado positivo obriga o afastamento do funcionário ou servidor público pelo prazo de 15 dias e até um novo exame retirar o risco de contaminação. “Para assegurar a sua saúde e a do próximo, faça o exame: é rápido e não dói nada”, estimula a Secretaria por meio de nota. “Respeitem o distanciamento entre as pessoas, usem máscara e não promovam aglomeração”, recomenda o órgão estadual.

O exame disponibilizado é o RT-PCR, considerado o padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19. O material de coleta para análise é a secreção respiratória, colhida no nariz por meio do swab, instrumento semelhante a um cotonete. Feito no período correto, na primeira semana dos sintomas, o exame tem alto grau de confiabilidade, acima de 90%, e dificilmente apresenta um resultado falso positivo.

Segurança na coleta

Como medida de segurança, o primeiro dia de testagem foi reservado para os colaboradores das coordenadorias do Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Administrativa Financeira (Coafi), de Desenvolvimento dos Assentamentos e Reassentamentos (Codea), de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (Copea), de Tecnologia da Informação (Cotin) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR).

Na quarta (16), participam as unidades de gerenciamento do projetos São José e do Paulo Freire e das coordenadorias do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep) e de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece). Na quinta (17), as coordenadorias do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coágua), do Crédito Rural (Cocred), de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) e da Assessoria Jurídica.

Por fim, a sexta-feira (18) é reservada para os colaboradores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), do entreposto das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) em Maracanaú e do Instituto Agropolos do Ceará (IACe). “Os cuidados precisam continuar. Por isso, estamos disponibilizando a testagem para os nossos colaboradores do Sistema Estadual de Agricultura”, frisa o secretário De Assis Diniz.

 

 

 

(Governo do Estado do Ceará)

 

Postagens mais visitadas