Padre dá bênção em formato 'drive thru' para evitar aglomeração em festa religiosa no interior do Estado



A pandemia do novo coronavírus afetou a tradicional festa religiosa do Senhor do Bonfim, celebrada há 271 anos em Icó, na região Centro-Sul do Ceará. Os devotos participam ao ar livre das novenas mantendo distanciamento e em número reduzido. Além disso, a procissão do dia 1º de janeiro, que chegava a reunir cerca de 20 mil pessoas, foi cancelada. Neste ano, a programação incluiu uma bênção no formato "drive thru", com os devotos passando no local de carro, motocicleta e bicicleta.


O santuário do Senhor do Bonfim decidiu que um carro-andor vai percorrer ruas da cidade com a imagem barroca, bicentenária, do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado) e convidou os devotos a acompanhar a passagem de suas casas, no fim da tarde do dia 1º.




Uma réplica da imagem está exposta em frente à igreja para veneração dos fiéis. Os fiéis que visitam o santuário, acostumados com a grande festa religiosa, lamentam a redução de público neste ano, mas dizem compreender que medidas sanitárias são necessárias para evitar a propagação da Covid-19.


Festividade
A festa dedicada ao Senhor do Bonfim é uma das mais antigas e tradicionais do Ceará. Segundo Luan Sarmento, escritor e historiador, a imagem de Senhor do Bonfim só é retirada do altar no dia 1º de janeiro e recolocada no dia 6, quando ocorre o encerramento do festejo religioso. Mas neste ano, por conta da pandemia, “a escultura em madeira de Jesus Crucificado já saiu do altar-mor do santuário e está na parte baixa para aproximação dos fiéis”.


G1 - CE

Postagens mais visitadas