Polícia Civil deflagra operação em Sobral e cumpre 14 mandados de prisão

 


Uma ação qualificada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Núcleo de Homicídio e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Sobral, resultou no cumprimento de 14 mandados de prisão em desfavor de pessoas que respondem por homicídios em Sobral, pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), foram capturados cinco suspeitos que estavam em liberdade e cumpridos nove mandados judiciais contra oito alvos que já se encontram presos no sistema prisional do Estado.

As prisões fazem parte de uma ação investigativa do NHPP com o foco em capturar pessoas investigadas por homicídios na região. Os alvos da ação desta quarta-feira são apontados como autores e partícipes de, pelo menos, oito crimes, resultando em nove vítimas, entre homicídios tentados e consumados e latrocínio, ocorridos este ano e em 2019. Eles são alvos de oito inquéritos policiais e dois atos infracionais que são investigados no núcleo especializado. As ações da Polícia Civil foram realizadas nos bairros Alto da Expectativa, Centro, Terrenos Novos e Vila União, todos em Sobral.

Os casos

Entre os homicídios elucidados, estão dois que ocorreram à margem esquerda do rio Acaraú, conhecido ponto turístico da cidade de Sobral. Os crimes ocorreram nos dias 10 de outubro e 16 de agosto, e vitimaram Antônia Livia Alves do Nascimento (15) e Mikael Santos de Sousa (20), respectivamente. As motivações dos dois crimes estão relacionadas à rivalidade entre grupos criminosos. No inquérito que investiga a morte de Antônia Lívia, quatro pessoas, entre adultos e adolescentes, foram identificados e autuados. Já em relação à morte de Mikael, uma adolescente foi apreendida hoje. Dois adultos já haviam sido presos anteriormente relacionados à morte de Mikael e outros dois foram mortos em confronto policial em outras ações.

Também foi cumprido um mandado de prisão em desfavor de Francisco Geovani Oliveira da Silva (20), que é suspeito de uma tentativa de latrocínio contra um policial civil ocorrida em setembro deste ano no bairro Renato Parente. Na ocasião, a vítima percebeu a tentativa de assalto e acabou reagindo, porém o suspeito atirou contra o policial, que revidou a agressão.

Já contra João Thales Ribeiro da Silva (32), vulgo “Ben 10”, que responde a nove procedimentos policiais por ameaça, roubo, extorsão, porte e posse irregular de arma de fogo, teve um mandado de prisão cumprido em seu desfavor por um duplo homicídio ocorrido no último mês de setembro, no Residencial Caiçara. As vítimas foram identificadas como Antônio Wendel Rodrigues Tavares (39) e Maria Joyciane Casimiro Costa (34). As investigações apontaram que as mortes também foram motivadas por rivalidade entre grupos criminosos.

Já no início da tarde de hoje, foi cumprido um mandado de prisão em desfavor de Ernandes Alves de Freitas (24). O homem é apontado como um dos autores de um homicídio ocorrido no bairro Padre Palhano, também no último mês de setembro. Ele acumula quatro passagens pela Polícia, por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e dois roubos.

Outro homicídio elucidado trata-se da morte de Pedro Manoel de Souza (44). O crime ocorreu no dia 27 de agosto de 2019. Dois suspeitos foram identificados e um deles, o Anderson Lopes dos Santos (22), que já responde a dois inquéritos policiais por posse irregular de arma de fogo, foi capturado durante a operação de hoje.

João de Carvalho (22) teve um mandado de prisão cumprido em seu desfavor pelo homicídio que vitimou Antônio Carlos da Silva (31), o “Cuscuz”, crime ocorrido em julho deste ano no bairro Alto do Cristo. O crime foi motivado devido a uma rixa entre vítima e suspeito. Ele também já possuía passagens pela Polícia, por tráfico de drogas (duas vezes), posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por posse de drogas para consumo pessoal.

Já no caso que investiga a morte de Paulo Henrique Rocha Fernandes (18), ocorrida dia 27 de maio deste ano, no bairro Terrenos Novos, foram cumpridos dois mandados de prisão em desfavor dos irmãos Francisco Assis Sousa Fontenele (23) e José Maurício Sousa Fontenele (20). A dupla é apontada como responsável pela execução da vítima. A motivação também estaria relacionada com a disputa entre grupos criminosos. Francisco de Assis já responde a quatro procedimentos policiais por roubo e posse irregular de arma de fogo. Já Maurício tem duas passagens por roubo.

O inquérito que investiga o homicídio que vitimou Wanderson França Lucas (21), ocorrido no bairro Dom José, em 25 de maio deste ano, foi esclarecido e os autores devidamente identificados. Foram cumpridos os mandados em desfavor de Francisco Aleff Vieira da Silva (25), vulgo “Virgulino”, que já responde a oito procedimentos policiais por roubo, furto qualificado e posse ilegal de arma de fogo; e o segundo mandado cumprido contra Francisco Assis Sousa Fontenele (23)na mesma ofensiva. Os dois são apontados como responsáveis pela ação criminosa.

O delegado Paulo Castro, responsável pelo NHPP de Sobral, explicou que a operação é uma da série de medidas que a PCCE está tomando para garantir a elucidação dos crimes e as capturas dos envolvidos em homicídios em Sobral.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o número (88) 99261-3471, que é o WhatsApp do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP), por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

 

 

(SSPDS)

Postagens mais visitadas