Polícia Civil prende empresário suspeito de tentativa de homicídio contra moradores de comunidade em Beberibe

 


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apresenta o resultado da Operação Dunas, que culminou na prisão de um empresário cearense de 67 anos, suspeito de ser o mandante de ações criminosas contra moradores da Comunidade Tabubinha, em Morro Branco, cidade de Beberibe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). O homem foi preso por agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nessa segunda-feira (7), em Brasília (DF), após troca de informações com a Polícia cearense. A ofensiva policial resultou ainda na apreensão de mais de meio milhão de reais em moedas nacional e estrangeira no apartamento do alvo, em Fortaleza. O mandado judicial cumprido contra o empresário se refere aos crimes de dano qualificado e tentativa de homicídio. Detalhes sobre a investigação foram divulgados, na tarde de hoje, em coletiva de imprensa, na sede da Superintendência da Polícia Civil, em Fortaleza.

Após meses debruçados sobre uma investigação que apura supostas ações arbitrárias de despejo de moradores de uma comunidade do Litoral Leste, os policiais civis da Delegacia Municipal de Beberibe reuniram provas e testemunhos acerca de invasões de homens armados que estariam ameaçando as pessoas e destruindo casas dos residentes. Com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os agentes chegaram até o nome do empresário que, conforme apurações policiais, possui propriedade na comunidade e teria arregimentado pessoas armadas para expulsar os moradores de seus imóveis.

De acordo com os levantamentos feitos pela Polícia Civil e pela Coin, foram registradas duas ocorrências recentes nas quais os homens armados teriam ido ao terreno onde os moradores possuem casa para destruir as edificações, utilizando tratores. No fim de setembro, esses homens derrubaram duas casas. O terceiro imóvel só não foi destruído porque a família se pôs à frente da edificação e impediu que o veículo passasse por cima da propriedade. Há uma semana, no início deste mês, o segundo ataque foi registrado. Desta vez, a terceira casa dos moradores era o alvo, mas, de novo, o bando armado não conseguiu demolir o imóvel. Em todas as ações, o grupo armado fazia questão de dizer que estavam a serviço do empresário, conforme apontam as investigações.

Com dados levantados sobre a empreitada criminosa, os investigadores identificaram que um dos veículos utilizados nas invasões está registrado no nome de uma das empresas do investigado. Os policiais civis reconstruíram o trajeto feito pelos veículos nos dias das ações criminosas e confirmaram que se tratavam dos mesmos automóveis alvos das investigações. Todas as provas levantadas durante o trabalho policial foram base para os pedidos de busca e apreensão e de prisão do empresário. As decisões judiciais foram cumpridas nessa segunda-feira (8), em Fortaleza e em Brasília.

A ofensiva policial contou com efetivo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), Delegacia Regional de Aracati, além de equipes do 8º, 9º e 32º Distritos Policiais de Fortaleza. A investigação foi conduzida pela Delegacia Municipal de Beberibe com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin).

A Polícia Civil mantém o trabalho investigativo no sentido de reunir o material recolhido durante a deflagração da Operação Dunas às provas já documentadas na investigação policial. Como as diligências continuam em andamento, o nome do empresário não será divulgado no momento para não comprometer o andamento do trabalho policial.

 

 

(SSPDS)

Postagens mais visitadas