Previna realiza curso de combate a incêndios na APA da Bica do Ipu

 


A coordenação do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna) ministrou Curso de Formação de Brigadistas Florestais, na sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu. Com o objetivo “de treinar voluntários para combater incêndios de forma ágil e correta, de forma a minimizar impactos negativos ao meio ambiente”, a formação aconteceu no período de 25, 26 e 27 de novembro. “Na ocasião apresentamos como utilizar métodos e técnicas de prevenção e combate, de forma padronizada incentivando Educação Ambiental, neste contexto”, disse Leonardo Almeida Borralho, coordenador do Previna no Ceará.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, de seu Gabinete, na sede da SEMA, em Fortaleza, abriu virtualmente o encontro. Ele destacou a importância do treinamento para o fortalecimento e aperfeiçoamento das ações de monitoramento e controle do fogo, no Semiárido. “Nosso objetivo é fortalecer os municípios no enfrentamento aos incêndios florestais”, ressaltou. O Prefeito de Ipu, Sérgio Rufino, e membros de seu secretariado, compareceram à APA da Bica do IPU e deram as boas vindas aos participantes. Cerca de 29 pessoas, entre voluntários das unidades de conservação (UCs), bombeiros civis e técnicos da SEMA, participaram do curso.

De acordo com os instrutores, os cursistas foram divididos em quatro grupos: Esquadrão APA; Esquadrão Bravo; Esquadrão Mandacaru e Esquadrão do Surfe. Todos passaram por testes práticos, e por meio dos quais foi verificada a habilidade, vigor físico, coragem e compromisso com a UC, já que durante a especialização os alunos receberam aulas teóricas e práticas de Manejo Integrado do Fogo como ferramenta de prevenção e combate aos incêndios florestais e técnicas de contra fogo como combate indireto. Os instrutores do curso foram Borralho, o brigadista do Parque Estadual do Cocó, Lourival Carvalho, com o apoio da técnica Rafaela Antunes Queiroz, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA).

 


 

(SEMA)

Postagens mais visitadas