Neste sábado 13 de dezembro aconteceu em Ipueirinha, localidade da cidade de Pires Ferreira, a Festa de Santa Luzia, uma tradição com mais de um século.
Fé e devoção marcam a Festa de Santa Luzia co-padroeira da referida comunidade, a Capela de São José recebe uma multidão de devotos da "Protetora dos Olhos", romarias de várias localidades de Ipu e de outras cidades da região participam das celebrações eucarísticas realizadas pela Paróquia de Pires Ferreira, presididas pelo pároco; padre Manoelito Vieira.
Acontecem no período matutino duas missas na Capela de São José; ás 07h00 e ás 09h00. Um costume evidenciado durante a festa consiste nas promessas dos "olhos vivos", em que os devotos doam galinhas para o leilão, estes por terem alcançado a graça de um familiar ou deles próprios. Esse costume tomou uma dimensão tão grande, que foi construído um galinheiro para receber essas centenas de aves entregues pelos pagadores de promessas.
Além do fortalecimento da fé, a economia é impulsionada, com vendas de produtos sacros, bebidas, comidas e a cobrança de estacionamento pelos nativos. Conforme dito pelo pároco padre Manoelito, a Festa de Santa Luzia tem crescido a cada ano.
(Repórter Francisco José)



