Pessoas com sintomas de coronavírus não devem se vacinar, orienta Secretaria da Saúde

 


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou uma nota técnica em que orienta que pessoas com quadro de infecção pelo novo coronavírus não devem se vacinar. O texto reúne recomendações e contraindicações sobre a vacinação.

O documento foi publicado na última terça-feira (26) e recomenda "o adiamento da vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais". O ideal, conforme a nota, é adiar a vacinação "até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas".

Além disso, deve haver precaução na administração da vacina em pessoas com hipersensibilidade; enfermidades concomitantes (doença febril aguda grave); trombocitopenia e distúrbios da coagulação; eventos neurológicos; e em indivíduos imunocomprometidos. E a imunização durante a gravidez e a lactação não é proibida, mas deve ser feita com cautela e acompanhamento.

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas