Primeiras vacinas contra a Covid-19 são aplicadas em Ipu

 


Uma médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e uma idosa de 89 anos foram às primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19, no município de Ipu (CE). 

O prefeito Robério Rufino, o secretário de saúde Tião Rufino e autoridades do município acompanharam a imunização histórica, que aconteceu em frente ao Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira, na manhã desta quarta-feira (20/01), feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade.

A vacinação se inicia depois da chegada de  221 doses da Coronavac no município. “É uma emoção grande. Quase um ano que estamos nessa luta, com a população sofrendo, pessoas perdendo seus entes queridos, e hoje, após meses de muito trabalho, começamos a enxergar a luz no fim do túnel”, afirmou o prefeito.

Veja fotos da vacinação

Emocionada, a médica Dra. Eva Cristina Pessoa Marques, a primeira a ser vacinada no município, agradeceu afirmando que durante os plantões no Hospital teve muito medo da doença.  "Por todo esse tempo da pandemia eu estive trabalhando, e sempre fiz os exames e nunca peguei. Agradeço muito a Deus e a equipe do Hospital. Por ser da área de risco sentimos muito medo" disse.


O segundo profissional da saúde da 'linha de frente' a ser vacinada foi a enfermeira Janne Michelle Costa Dias, em seguida foi a técnica de enfermagem Quitéria de Jesus Ribeiro, uma das mais antigas funcionarias do Hospital. E para simbolizar as pessoas acima de 75 anos, que também serão contempladas nessa primeira fase no município, a quarta pessoa a receber a vacina foi a senhora Domitila Moreira dos Santos, 89 anos foi uma das primeiras idosas imunizadas.

Entenda as fases de vacinação

Conforme dados dos planos nacional, estadual e municipal de vacinação, a imunização ocorrerá da seguinte forma:

Fase 1

1. Trabalhadores da saúde
2. Idosos a partir de 75 anos
3. Pessoas com 60 anos ou mais e deficientes acima de 18 anos institucionalizados;
4. População indígena aldeada em terras demarcadas

Fase 2 (ainda sem data)

Pessoas de 60 a 74 anos

Fase 3 (ainda sem data)

Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, tais como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, dentre outras.

Fase 4 (ainda sem data)

1. Trabalhadores da Educação;
2. Forças de segurança e salvamento;
3. Funcionários do sistema prisional;
4. População privada de liberdade;
5. Pessoas com deficiência permanente severa;
6. Pessoas em situação de rua;
7. Transportadores rodoviários de carga;
8. Trabalhadores de transporte coletivo

Postagens mais visitadas