Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 2 de fevereiro de 2021

 


O início da Estação Chuvosa no Ceará começa com cenário pouco favorável a precipitações. De acordo com a previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)  na manhã desta segunda-feira (1º), as macrorregiões mais propícias são Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri.

Para hoje, o céu deverá permanecer variando entre claro e parcialmente nublado sobre todo o território do Estado, com registros pontuais ao longo da faixa litorânea. Entre a tarde e à noite, não há expectativa de precipitações.

Já para terça (2) e quarta-feira (3), as áreas localizadas no noroeste e sul do Ceará seguirão mais favoráveis, mas não são esperados acumulados expressivos, isto é, a chuva deve ser com intensidade de fraca a moderada e em pontos isolados. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitação, porém, com abrangência máxima variando entre 5 e 20%.

Ao longo deste três dias, os registros no litoral deverão se concentrar entre madrugada e manhã. Já nas porções mais propícias – Litoral Norte, Ibiapaba e sul do Cariri -, os acumulados são esperados entre tarde e noite.

A Funceme explica que, para o litoral, as precipitações deverão ser provocadas pela atuação da brisa terrestre,  que é um sistema local caracterizado pelo movimento do ar da terra para o mar, bem como pelo avanço de áreas de instabilidade provenientes do Atlântico. Na porção sul do Ceará, as precipitações podem ser ocasionadas por influência da borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Dados pluviométricos

No intervalo entre as 7h deste domingo (31) e as 7h desta segunda-feira (1°), a Funceme registrou chuvas em, pelo menos, 10 municípios. Os principais acumulados foram em:

-Quixeré (Posto Quixeré – Sede) : 9,8,0 mm

-Quixadá (Posto Quixadá – Sede) : 9 mm

-Jijoca De Jericoacoara (Posto Jericoacoara – Sede) : 5,5 mm

-Quixeré (Posto Lagoinha) : 3,0 mm

-Palmácia (Posto Palmácia) : 2,2 mm

 

(Funceme) 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire