Onda de frio deixa mortos e causa falta de energia elétrica nos Estados Unidos

 


Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade devido a uma tempestade de inverno mortal no sul e centro dos Estados Unidos nesta terça-feira (16). Um tornado matou três pessoas no estado da Carolina do Norte.

As condições do Ártico levaram a níveis recorde de temperaturas baixas em vários estados pouco acostumados - e mal preparados - a um frio tão extremo. Mais acostumado aos recordes de calor, o Texas foi particularmente afetado por esta histórica onda polar.

A tempestade invernal provocou ao menos quatro tornados, segundo o site Weather.com, com sede em Atlanta, incluindo um na costa da Carolina do Norte na noite de segunda-feira (15) que matou ao menos três pessoas e feriu outras 10. O tornado afetou especialmente duas comunidades costeiras do condado de Brunswick.

"Estima-se que ao menos 50 casas foram afetadas no incidente e várias linhas elétricas foram danificadas, provocando cortes de luz", disseram os serviços de emergência do condado em um comunicado.

As fotos e os vídeos divulgados pelos meios de comunicação mostravam árvores derrubadas, casas e automóveis destruídos. Segundo o site Poweroutage.us, mais de quatro milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais estavam sem eletricidade no Texas até a manhã desta terça.

Na capital do estado, Austin, a temperatura era de -12°C, muito abaixo da média de fevereiro. 

As autoridades, que atribuíram dez mortes às condições climáticas, pediram à população para ter precaução ao viajar nessas circunstâncias perigosas.

O presidente Joe Biden assinou no domingo (14) uma declaração de emergência para o Texas, fornecendo assistência federal para complementar a ajuda estatal.

Cenas pouco comuns aconteceram em Houston, onde os moradores montaram bonecos de neve. "É precioso ver a neve, mas muito perigoso ao mesmo tempo, porque as pessoas aqui não sabem dirigir com ela", disse um morador de Houston.

Recordes de frio

Em Mississippi, os residentes acordaram com uma paisagem incomum coberta de neve e gelo. As autoridades se esforçaram para limpar as estradas, já que não possuem máquinas de remoção de neve, porque o estado raramente precisa delas, informou o The New York Times.

Além do Texas, também foi declarado estado de emergência em outros estados como Alabama, Oklahoma, Kansas e Mississippi e Oregon - onde 200 mil pessoas estão sem eletricidade.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) disse que a tempestade de inverno se deslocará para o nordeste dos Estados Unidos antes de "fazer uma linha reta para o leste do Canadá". "Mas não antes de provocar fortes nevascas e geadas em partes do leste dos Grandes Lagos e Nova Inglaterra", disse o NWS.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou na segunda-feira aos serviços de emergência que se preparem para o granizo e geadas. "Este sistema meteorológico maciço está fazendo seu caminho através do país e pronto para entregar um golpe de neve, gelo e fortes ventos em todo o estado durante os próximos dois dias", disse em um comunicado.

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas