Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 26 de fevereiro de 2021

 


Será lançado nesta sexta-feira (26), às 14h, no canal do Youtube da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), o inventário da Fauna do Ceará. Trata-se de um levantamento de cerca de 1.300 animais vertebrados como peixes (água doce e marinhos), répteis, anfíbios, aves e mamíferos (marinhos e continentais). O trabalho foi feito por pesquisadores da Uece, UFC e Aquasis e compila informações provenientes de trabalhos de campo, coleções e publicações científicas.

Segundo o titular da Sema, Artur Bruno, os dados estarão disponíveis no site da Sema, com livre acesso, e serão atualizados online pelos pesquisadores à medida que ocorram novos registros de espécies. Para Marcelo Soares, cientista chefe da Sema, a ideia é que o inventário auxilie na elaboração depolíticas públicas para a conservação da biodiversidade, estudos de biotecnologia e avaliação de impactos ambientais para empreendimentos.

O inventário será de livre acesso e á como público-alvo gestores públicos (municípios, estados e governo federal), consultores ambientais de empresas, Organizações Não-Governamentais, estudantes e pesquisadores. O produto é inovador no âmbito do Estado do Ceará e do Nordeste sendo fruto de investimento da Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Funcap) no âmbito do Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente em parceria com a Sema. A iniciativa possui pioneiro no âmbito nacional pois articula o conhecimento acadêmico e a gestão pública visando políticas inovadoras.

Soares explica que o trabalho a ser lançado na sexta-feira (26) é um dos produtos iniciais de um projeto maior que visa produzir a lista da fauna ameaçada de extinção (livro vermelho). A lista da fauna ameaçada será lançada até 2022 por meio de pesquisas, reuniões e audiências públicas.

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.



Segue o link da nossa live: https://youtu.be/hto4oRI9YgE

 

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire