Bombeiros de Crateús atuam em resgate de criança




Primeiramente, os bombeiros do Quartel de Crateús (2ªCia/3ºBBM) por volta das 10h50 da manhã desta terça-feira (16) foram acionados pelo número 193 para atender uma ocorrência de resgate de criança. Imediatamente a guarnição se deslocou até a Rua 13 de maio, Bairro: Planalto, em Crateús.

O resgate

Logo depois a guarnição chegou no local, se deparou com uma situação inusitada. Inicialmente, a mãe relatou que foi na calçada falar com uma pessoa e a porta pequena do portão fechou e não abriu por fora. Para aumentar a aflição, uma criança de 1 ano e 2 meses estava dentro da residência e na cozinha havia uma panela de pressão no fogo.

De acordo com o Subtenente Nazareno Coelho, “a equipe conseguiu entrar na residência sem danificar o portão e resgatou a criança sem nenhum ferimento. A criança foi entregue a sua mãe”, declarou o fiscal de dia e comandante do socorro.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).
Como prevenir acidentes domésticos na quarentena

Durante o período de distanciamento domiciliar é preciso atentar-se aos cuidados básicos para a prevenção de acidentes domésticos, lembrando que neste momento, os hospitais estão mais dedicados ao atendimento de casos relacionados à COVID-19 e, por isso, todo cuidado é pouco, afinal, o risco de contaminação em um ambiente hospitalar é consideravelmente alto.

O Corpo de Bombeiros relembra e solicita aos pais a adotarem as seguintes medidas protetivas em sua casa. Primeiro passo é mudar os hábitos em prol do seu bem-estar e o da sua família. Venham conosco!

Crianças necessitam de atenção o tempo todo. Os acidentes tendem a ocorrer quando elas adquirem a habilidade de agir, engatinhar e pegar objetos. Bebês são imprevisíveis, colocam tudo na boca, escalam, abrem portas e gavetas, retiram coisas, adoram brincar com água e olhar pela janela, por isso, necessitam sempre de proteção, supervisão e disciplina. Confira algumas dicas de prevenção de acidentes:
Queda

Nunca deixe uma criança sem assistência sobre uma mesa de troca de roupas. Tenha a fralda à mão previamente. Assegure-se de que os espaços entre as barras do berço ou cercadinho estejam adequados. Portas ou acessos para escadas ou outras áreas perigosas devem ser rigorosamente bloqueados. Mantenha janelas e varandas fechadas. Evite deixar a criança sozinha.
Afogamentos

Não deixe seu filho (a) só na banheira por nenhuma razão, mesmo com água rasa é perigoso, uma vez que são necessários apenas alguns segundos e centímetros para que ocorra o risco de um afogamento. Se sua casa tiver piscina, deixe-a sempre com rede de proteção. Esteja sempre atendo!
Brinquedos

Devem ser grandes o bastante para não serem engolidos e resistentes para não quebrarem. Não devem ter pontas nem arestas agudas. Os brinquedos arredondados de material liso ou plástico são seguros. Mantenha alfinetes, botões, fósforos, tesouras, facas e outros objetos pequenos ou cortantes fora do alcance das crianças. Remova móveis não fixos, de bordas cortantes e toalhas da área de brinquedo das crianças.
Sufocantes

Sacos plásticos, fios longos, arreios e travesseiros fofos podem asfixiar ou estrangular. Não permita que a criança mastigue ou chupe uma bexiga. Bem como, não ponha gravatas de pescoço ou cordões de chupetas em torno do pescoço da criança. Não permita que ela brinque com objetos pequenos que possam ser engolidos
Cozinha é uma área de alto risco

Se possível, coloque uma grade de proteção na porta. Líquidos e alimentos quentes, fósforos, fios elétricos, torradeiras, bules, garrafas térmicas e outros equipamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Use de preferencia as “bocas” de trás do fogão, colocando os cabos para trás, de forma que fiquem fora do alcance das mãos da criança. Remova os “botões” do fogão quando não estiver em uso. Evite o uso de tábuas de passar roupa que possam ser puxadas para baixo. Nunca deixe uma criança sozinha na cozinha.
Queimaduras

Previna escaldaduras: verifique a água do banho com seu cotovelo. Não beba líquidos quentes com seu filho no colo e os mantenha fora do alcance dele. Mantenha fósforos e acendedores de cigarros distantes de crianças. Não permita que as crianças liguem torneiras de água quente. Gire os cabos das panelas para trás.
Envenenamento por medicamentos e produtos tóxicos

A faixa de maior risco de envenenamento é a compreendida entre 1 e 5 anos. Crianças nessa idade podem colocar qualquer objeto na boca. Muitos produtos comumente encontrados em casa podem ser venenosos se usados não apropriadamente, por isso: Mantenha quaisquer produto perigoso fora da visão e alcance da criança. Tome cuidados extras quando alguém da família estiver em tratamento, usando vários remédios e nunca diga que remédio é doce. Compre produtos domésticos em embalagens resistentes para criança e guarde-os em lugar seguro, mantendo-os sempre em seus recipientes originais.

Contudo, nunca deixe bebidas alcoólicas ao alcance de crianças. Anote os números dos telefones do seu pediatra, do hospital, do Centro de Controle de Intoxicação para buscar ajuda, caso a criança ingira alguma substância não alimentar. Sempre leia os rótulos cuidadosamente antes do uso de qualquer produto. Ensine às crianças a não beber ou comer qualquer substância, a menos que seja dado por adultos conhecidos seus. As crianças tendem a imitar os adultos. Sempre leia os rótulos cuidadosamente antes do uso de qualquer produto. Ensine ás crianças a não beber ou comer qualquer substância, a menos que seja dado por adultos conhecidos seus. As crianças tendem a imitar os adultos. Não tome remédios na presença de crianças pequenas. Realize faxinas domésticas periodicamente. Remédios velhos cujos prazos estejam vencidos ou que denotem perda de suas características devem ser jogadas no lixo.
Guarnição

Em síntese, os Bombeiros atuam no incêndio de veículos, sendo a guarnição composta pelo Subtenente Nazareno, Soldado Neques e SD Correia Lima, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 02 (ABTS 02).



Fonte: Tony Sales

Postagens mais visitadas