Braguinha e outros prefeitos do Ceará iniciam rodada de reuniões com Camilo para discutir ações contra Covid-19



O governador Camilo Santana (PT) iniciou nesta quinta-feira (18), uma rodada de reuniões com prefeitos cearenses para discutir ações contra a Covid-19. Ainda hoje pela manhã, o gestor estadual esteve reunido com vários prefeitos, incluindo Braguinha (PSB). Até sábado (20), Camilo vai se reunir com os gestores das macrorregiões de Fortaleza, Cariri, Sertão Central e Jaguaribe/Litoral Leste. O decreto que determina lockdown segue até domingo.



Foi colocado durante discussão, a expansão da rede estadual de Saúde, com novos leitos de UTI e enfermaria; a vacinação nos municípios; a distribuição de oxigênio e aplicação das medidas de prevenção ao Coronavírus, entre outros. Os secretários da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), Evandro Leitão; e o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro, também participaram da reunião.


Camilo Santana abriu o encontro apresentando dados da pandemia na Macrorregião Norte e as medidas sociais implementadas pelo Estado para minimizar os efeitos da Covid-19 aos cearenses. O governador enfatizou a importância do apoio dos prefeitos, com a utilização da atenção básica de saúde dos municípios, para identificar possíveis infectados com o Coronavírus e evitar, assim, que os casos sejam agravados.


“É fundamental se antecipar, abrir o posto de saúde, identificar sintomas logo no início para conseguirmos, com isso, reduzir o número de pacientes que precisam ser internados em uma unidade hospitalar. Esse trabalho da atenção básica nos municípios é muito importante nesse sentido”, disse.


Vacinas
Sobre a campanha de vacinação em todo o Ceará, o governador explicou que os lotes enviados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) ainda estão abaixo do esperado, mas que a perspectiva para os próximos meses já é melhor com relação à fabricação e distribuição aos estados.


“Há uma expectativa positiva de que, em abril, a produção da AstraZeneca seja normalizada pela Fiocruz para que tenhamos mais vacinas no mês. E estamos fechando contrato para a compra da Sputnik (5,87 milhões de doses). Nosso empenho em conseguir maior quantidade de vacinas o mais rápido possível é muito grande. A única forma que temos de voltar à normalidade é vacinando nosso povo”, citou Camilo.


A Câmara Municipal de Santa Quitéria aprovou durante esta semana, o Projeto de Lei de autoria do Executivo que permite o consórcio entre município e estados brasileiros, autorizando que a Prefeitura possa realizar compras, diretamente das farmacêuticas, de vacinas contra a Covid-19. O projeto aprovado possibilita que o poder público municipal possa adquirir além das vacinas, os insumos, medicamentos e outros equipamentos para acelerar a vacinação em Santa Quitéria.


Legislativo
O presidente da AL, Evandro Leitão, comentou a participação da Assembleia na aprovação das medidas de enfrentamento à pandemia e enfatizou a parceria da Casa com os municípios. “A Assembleia Legislativa está à disposição de todos vocês. O que nós pudermos fazer não apenas para aprovar mensagens e projetos do Governo e dos deputados, mas tudo aquilo que for para contribuir, para cooperar, num momento, repito, tão desafiante como esse, contem conosco”, ressaltou Leitão.


Após cerca de três horas de reunião, o governador Camilo Santana agradeceu aos prefeitos e profissionais da saúde pelo apoio e trabalho nesse momento de pandemia. “Vocês são verdadeiros heróis e quero que transmitam a nossa gratidão e reconhecimento a todos os profissionais de saúde de cada município. Sei que esse é um momento duro, difícil, e precisamos estar todos unidos para superarmos essa pandemia. E vamos vencer juntos esse momento, que é o mais desafiador da história desse País”, finalizou.


Governo do Estado

Postagens mais visitadas