Ministério da Saúde lançará campanha para uso 'racional' de oxigênio em pacientes com Covid-19


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (29) que deve ser realizada uma campanha nacional para o uso "racional" de oxigênio hospitalar. O Brasil vem sofrendo com problema de desabastecimento do insumo para o tratamento de pacientes com Covid-19.


"Todos sabemos que muitas pessoas chegam aos hospitais, e aí, às vezes, a primeira providência é colocar o oxigênio nasal em quem não precisa de oxigênio. Então, vamos tentar economizar. Vamos fazer uma grande campanha junto aos profissionais de saúde para o uso racional do oxigênio", ponderou Queiroga.


Em primeira audiência com o Senado Federal desde que o ministro assumiu o cargo, ele comentou que o Ministério está viabilizando 13 caminhões-tanque do Canadá para auxiliar no transporte do oxigênio entre os estados brasileiros. Pelo menos 50 veículos desse seriam necessários para aclarar o processo.



"O principal problema é levar o oxigênio até o destino. Esse oxigênio geralmente é levado em caminhões, caminhões-tanques. A capacidade do Brasil de caminhões não é elevada, é a capacidade que existe para suprir o mercado brasileiro em condições normais, não é a capacidade para suprir o Brasil numa condição pandêmica", disse.


Diário Press

Postagens mais visitadas