Postos de saúde devem funcionar 24h no Ceará e utilizar pontos próprios de oxigênio, recomenda Sesa


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recomendou, em documento divulgado nesta quarta-feira (17), que postos de saúde em cidades do Ceará com hospitais em colapso funcionem 24h e utilizem seus próprios pontos de oxigênio.


O documento também orienta que seja considerada a possibilidade do uso de pontos de oxigênio presentes nas unidades nos casos de situações críticas nos hospitais.


Conforme a Sesa, as duas medidas devem ocorrer em cidades onde os hospitais estejam em colapso, com todos os leitos de enfermaria e UTI ocupados em razão da pandemia de Covid-19. A recomendação pede que os municípios atuem conforme o cenário local.



Os postos de saúde com estrutura terão que atender pacientes encaminhados por hospitais para oxigenação de caráter no qual os postos conseguem atender, como as nebulizações. O protocolo também recomenda pagamento extra para os servidores municipais e a ampliação da rede de atenção primária como um todo, incluindo a garantia de mais equipes de profissionais e insumos para o atendimento.

O POVO

Postagens mais visitadas