Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 31 de março de 2021

 


No último dia de março, historicamente o mês mais chuvoso do Ceará, o volume de chuva está um pouco acima do que se espera no estado. Até a manhã desta quarta-feira (31), o Ceará acumula 204,7 milímetros desde o início do mês, 0,6% superior da média mensal.

O esperado para os 31 dias de março é um acúmulo de 203,4 milímetros, conforme média histórica registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As precipitações se concentraram com maior volume no Litoral Norte e de Fortaleza, além da Região do Cariri. O município que mais recebeu chuvas no mês foi Moraújo, localizado na Região Norte do Ceará. Lá, choveu 657 milímetros, onde o normal é 289,3 milímetros.

Um desvio positivo de 127,1%. Outras quatro cidades que mais registraram precipitações em março foram Abaiara (456 milímetros); Nova Olinda (334 milímetros) e Missão Velha (317,4 milímetros). Todas na Região do Cariri.

O motivo das precipitações não muito intensas em março, segundo a Funceme, se deve as águas do Atlântico Tropical Norte que ficaram mais aquecidas em relação às do Sul, o que não favorece a movimentação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse fator é o principal sistema responsável por trazer as chuvas nesse período para o Ceará. A ZCIT não ficou tão próxima do Estado, por isso tivemos essas chuvas mais irregulares. 

 

(G1/CE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire