77 cidades do Ceará superam meta de vacinação contra Covid

 

Setenta e sete cidades do Ceará já superaram a meta populacional estipulada pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a Covid-19, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De acordo com a pasta, o estado já aplicou 97% das vacinas recebidas para a primeira dose. São necessárias duas doses para garantir a imunização do paciente.


A pasta afirmou que o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, oficializou a necessidade de reajuste de meta populacional para grupos prioritários com acréscimo de 1.289.000 doses para o Ceará.


No lote da semana passada, o Ministério da Saúde enviou apenas 5.115 doses para primeira dose, o que levou a Sesa a utilizar a reserva técnica que o estado possuía para enviar D1 (primeira dose) aos municípios e não interromper a vacinação na semana passada.


Atualmente, o Ceará aguarda novo envio de remessa de D1 previsto para chegar até o fim da semana.


Estoque finalizado
O estoque de vacinas contra a Covid-19 para aplicação da primeira dose do imunizante terminou em Fortaleza nesta terça-feira (6), conforme informado pela secretária-adjunta da Saúde do município, Aline Gouveia.


"Hoje o município está concluindo, mediante agendamento, a administração dos estoques de primeiras doses recebidas até o momento", afirmou.


Na ocasião, a secretária reforçou que, apesar do término do estoque de vacinas para a primeira dose, a aplicação da segunda dose do imunizante continua. "Por enquanto, respeitando os intervalos adequados, iremos prosseguir com a aplicação de segundas doses, mantendo o diálogo constante com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará para planejar a distribuição de novas remessas. Assim, retomaremos a aplicação de primeiras doses", disse.


A Prefeitura de Caucaia também anunciou que as últimas vacinas em estoque para aplicação da primeira dose terminaram nesta terça, também mantendo somente a vacinação de segunda dose.


O Ceará deve receber ainda esta semana um novo lote de vacinas contra a Covid-19, conforme anúncio feito pelo governador Camilo Santana (PT) por meio das redes sociais, na última segunda-feira (5). O dia exato e a quantidade de imunizantes estimada não foi informada pelo gestor estadual.


Balanço da vacinação na capital
De acordo com balanço divulgado na manhã de terça-feira (6), até o momento, 344.111 pessoas receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 105.197 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado.


A vacinação em Fortaleza segue sendo realizada em oito centros distribuídos pela capital, entre eles os Cucas instalados nos bairros Jangurussu, Barra do Ceará, Mondubim e José Walter. Além disso, o serviço segue sendo agendado para os shoppings RioMar Kennedy e RioMar Papicu, para a Arena Castelão e para o Centro de Eventos.



G1/CE

Postagens mais visitadas