Gavião asa-de-telha e macaco-prego são resgatados pela PMCE

 


A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), efetuou o resgate de dois animais silvestres. Na primeira ocorrência, um gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) foi e entregue em um criadouro para tratamento. No segundo caso, um macaco-prego (Sapajus apela) foi capturado em Trairi-CE e entregue no zoológico, em Canindé.

Às 08h, o BPMA foi acionado pelo biólogo Paulo Roberto, informando que faria a entrega voluntária de um Gavião-asa-de-telha. Segundo ele, o pássaro sofreu uma colisão com um caminhão, tendo o biólogo capturado o animal, levado para casa e acionado a polícia militar ambiental para o melhor cuidado.

Depois da ave ser resgatada pelos policiais do BPMA, ela foi encaminhada para um criadouro autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde permanecerá para os devidos cuidados.

Já na segunda ocorrência, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), os agentes se deslocaram até Trairi-CE, para verificar uma denúncia anônima sobre um macaco-prego mantido em cativeiro.

Quando chegaram no local informado, os militares avistaram o animal na varanda. Por esse motivo, entraram em contato com a proprietária da casa. Ela alegou ter o documento legalizando a criação do animal, entretanto não apresentou o papel. Dois agentes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que acompanharam a ocorrência, aplicaram uma multa no valor de R$ 5.000.

O macaco-prego foi recolhido para o Zoológico de Canindé, onde permanecerá em readaptação, até soltura no meio ambiente.

 

Assessoria de Comunicação da PMCE

Postagens mais visitadas