Prefeitos são pressionados por vereadores por compra de "kit covid", diz FNP

 


A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realizou um levantamento que mostra que gestores de quatro capitais e de outras cidades populosas do País têm sido pressionados por vereadores a adotar o chamado “kit covid”, grupo de medicamentos formado por difosfato de cloroquina, hidroxicloroquina e fosfato de oseltamivir (o tamiflu). Não há estudos científicos que comprovem, conclusivamente, a eficácia dos produtos no tratamento da Covid-19.

O levantamento, obtido pelo UOL, revela que Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Recife (PE) e Rio Branco (AC) fazem parte dos municípios cujas prefeituras enfrentaram problemas com as respectivas Câmaras Municipais. A FNP aponta que outras grandes cidades – como Santa Maria (RS), Ponta Grossa (PR) e Campinas (SP) – também tiveram problemas.

O prefeito João Campos (PSB), de Recife, afirma que  recebeu um “apelo” de vereadores da base aliada para fornecer os medicamentos à população. A prefeitura informou ao UOL que não trabalha com fármacos presentes no “kit covid”. Segundo a Secretaria da Saúde do município, “a decisão é baseada no surgimento de evidências científicas sobre a ausência de benefícios do uso dos medicamentos do ‘kit covid’ e sobre os efeitos colaterais provocados pelas drogas”.

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas