Vacinação no Ceará: 3ª fase deve começar na próxima semana

 


A campanha de vacinação contra a covid-19 está prestes a avançar mais uma fase no Ceará. Depois de encaminhar a distribuição de doses aos profissionais de saúde e idosos de 60 a 74 anos, o Estado deu início aos preparativos para seguir para a 3ª fase da imunização, destinada a pessoas com comorbidades, doenças crônicas e com deficiência permanente grave.

Integram essa lista as pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

A expectativa é que essa etapa da Campanha Nacional de Vacinação seja iniciada entre os cearenses já na próxima semana, segundo informou nesta quarta-feira (21) a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida. A gestora fez um apelo para que as gestões municipais incentivem a atualização do Cadastro dentro de suas áreas de atuação.

“Na próxima semana, alguns municípios poderão progredir para a fase 3, que contempla as pessoas com comorbidades, e é importante que as pessoas preencham ou atualizem o Cadastro” declarou a Magda, chamando a atenção para que todas as pessoas preencham Cadastro Estadual de Vacinação. A secretária reforçou que, caso não haja atualização das informações, a inscrição para receber a vacina pode ser invalidada e a pessoa não será convocada para receber a dose.

A fase 3 da vacinação deve beneficiar no Ceará mais de um milhão de pessoas, sendo 627.572 pessoas com comorbidades e 406.137 com deficiência permanente, segundo estimativa populacional do Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a orientação da Sesa, pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, fibrose cística, asma grave são algumas das doenças que devem ser acrescentadas ao cadastro para receber a vacina dentro da fase 3 da Campanha.

 

(CGMais)

Postagens mais visitadas