Bolsonaro assina decreto para antecipar 13º de aposentados e pensionistas do INSS; 1º parcela será paga em maio

 
Milhares de cearenses aposentados e pensionistas do INSS que estavam ansiosos pela antecipação do 13º podem comemorar: o o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto, na noite desta terça-feira (04), para antecipar o pagamento do 13º de aposentados da Previdência Social, o chamado abono anual. De acordo com o governo, a primeira parcela será paga ainda em maio e a segunda, em junho. O pagamento, conforme o Planalto, costuma ser feito em agosto e em novembro.

A medida será oficializada e publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (05). No início de março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia afirmado sem dar detalhes que o governo iria antecipar o 13º “dos mais frágeis” e “dos mais idosos”.

Em nota divulgada nesta terça, a Presidência informou que a “grande maioria” dos beneficiários da Previdência Social é formada por “pessoas idosas, doentes ou inválidas, portanto integrantes dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, que terão, por meio da medida, maior segurança financeira neste momento”.

“Segundo o Ministério da Economia, a medida tem por objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia”, acrescentou o Palácio do Planalto.

De acordo com o governo, a medida não tem impacto orçamentário porque haverá somente a antecipação do pagamento dos benefícios, sem acréscimo da despesa prevista para o ano.
 
 
UOL

 

Postagens mais visitadas