Corpo de Bombeiros do Ceará resgata cachorro de cacimba, em Itapipoca

 


A princípio, mais um final feliz para o resgate de animais no Ceará. Na noite dessa segunda-feira (17), uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um cachorro que caiu em cacimba. A ação aconteceu por volta das 18h20, na localidade do sítio do Meio-Itapipoca, distante 30 km da sede do município, pertencente à Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

A composição foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que recebeu o chamado realizado pelo proprietário do sítio. Imediatamente, os bombeiros que estavam de prontidão na 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM – Quartel de Itapipoca) se deslocaram até o endereço informado para fazer o resgate.

No local, os bombeiros militares se depararam com o cão que caiu numa cacimba de alvenaria com cerca de 10 metros de profundidade. De acordo com o proprietário do sítio, o cachorro era de desconhecido, entrou no quintal e caiu na cacimba.

Conforme o Subtenente Antônio Araújo da Silva ” para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões “, relatou o comandante do socorro. Esse sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro, que usa um cinto paraquedista, e seu içamento junto com o cão a terra firme sem machucado aparente. O proprietário do sítio informou que iria adota-lo e se aparecesse o dono, ele devolveria o cachorro.

Em resumo, o Corpo de Bombeiros do Ceará resgata cachorro de cacimba, em Itapipoca. Atuaram na ocorrência o Subtenente Araújo, Subtenente Oliveira, Soldado Michael, Soldado Augusto e Soldado Nobre, na viatura Auto Bomba Tanque 51 (ABT 51). Da 5ªCia/3ºBBM – Quartel de Itapipoca.

Corpo de Bombeiros orienta prevenção

Por prevenção, recomendamos que poços e cacimbas sejam cercados e sinalizados, bem como, tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

Em síntese, no ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217.

 

(CBMCE)

 

Postagens mais visitadas