Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 29 de maio de 2021

 


Hoje nossas vidas giram em torno de inúmeras tecnologias. Com isso, uma das diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) é o desenvolvimento e a utilização de ferramentas dessa natureza visando à redução dos indicadores criminais. Pensando nisso, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Sandro Caron, participou, na tarde desta sexta-feira (28), de uma reunião virtual com representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado de Pernambuco para tratar sobre o Sistema Alerta Celular. A utilização da ferramenta auxiliará os trabalhos policiais na recuperação de aparelhos celulares que foram subtraídos em ações criminosas.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Sérgio Pereira; além de coordenadores da SSPDS acompanharam a reunião virtual. A apresentação do sistema foi conduzida por Jonas Moreno, que é superintendente de Gestão de Análise Criminal e Estatística da SDS de Pernambuco.

O Alerta Celular funciona a partir do cadastro e monitoramento de celulares roubados ou furtados com o objetivo de recuperar os aparelhos e devolvê-los a seus donos. Uma vez cadastrado, os dados estarão acessíveis a todos os policiais, tanto do policiamento ostensivo quanto da parte investigativa. A medida visa impactar especialmente a redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) no Estado.

As tratativas para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica estão em estágio avançado. Nos próximos dias, o termo deverá ser firmado. Jonas Moreno apresentou aos gestores as principais estratégias adotadas a partir do uso do sistema, bem como foram debatidas as melhores adaptações para a utilização do Alerta Celular no Ceará. “Esse é justamente um programa que pelo resultado que já deu em Pernambuco, a própria Polícia Militar e a Polícia Civil do Ceará estão aguardando implantarmos para termos os melhores resultados”, pontuou Caron.

Em 2019, o secretário da SDS, Antônio de Pádua Cavalcanti, já havia comparecido às dependências da SSPDS, em Fortaleza (CE), para uma visita técnica e um intercâmbio de conhecimentos. À época, além de conhecer as tecnologias desenvolvidas pela pasta cearense, ele também apresentou os resultados alcançados pelo Alerta Celular em solo pernambucano.

 

 

(SSPDS)

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire