Gráfico com números, análises e ações contra à Covid-19 nos últimos 15 dias em Ipu; confira

 


O Ipu Post construiu gráfico com números da Covid-19 extraídos da Secretaria Municipal de Saúde de Ipu entre os dias 10 e 26 de maio de 2021. Foram registrados mais de 600 casos, além de forte aumento no número de internações.

O município de Ipu, localizado na Serra da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, registrou um aumento assustador de casos pelo novo coronavírus no mês de maio de 2021, além disso, as autoridades de saúde e sanitárias da cidade que fica a cerca de 300 km de Fortaleza, também viram o número de mortes e internações pela infecção subiram expressivamente. Maio ja é o mês com maior número de casos positivos desde o primeiro paciente confirmado com a doença, em 27 de abril de 2020.

Alguns pontos podem ter contribuído potencialmente para o aumento dos casos, festas clandestinas nos finais de semana, circulação de pessoas no município, vinda de correntistas de outras cidade para agências bancárias do município, aglomerações sem responsabilidade, mas sem dúvidas, uma nova variante recém chegada, é apontada neste cenário.

No último dia 14 de maio, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), emitiu uma nota técnica que alertava sobre a preocupação de novas variantes no Ceará, na mesma nota, confirmou 40 casos da cepa P1 identificada inicialmente em Manaus, no Amazonas, em 12 cidades do Ceará, dentre elas, o município de Ipu.

A chegada da nova variante pode ter contribuído para o enorme aumento nos casos, conforme destacamos no gráfico abaixo. (Gráfico abaixo)

CASOS POSITIVOS

Conforme mostra o gráfico, entre os dias 10 e 26 de maio foram registrados um total de 638 pacientes positivos, dando uma média diária de 58 casos em 15 dias. Os maiores picos foram registrados de 108 casos em 10 de maio e 111 no dia 24. 

CASOS DE INTERNAÇÔES 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, no dia 10 de maio a Unidade de Pronto Atendimento Contra a Covid-19 (UPAC), estava com dez pacientes internados. No dia seguinte o número caiu para apenas 8, mas nos próximos dias subiu expressivamente. No dia 18 de maio, a unidade estava superlotada com 17 pacientes e a capacidade não comportava mais ninguém.

GOVERNO MUNICIPAL ABRE NOVA ALA DA COVID-19

Diante do aumento de casos e internações por Covid-19 em Ipu, o prefeito Robério Rufino agiu rápido e abriu nova ala da Covid-19, em prédio onde funcionará Policlínica Municipal. A antiga UPAC comportava dez pacientes, a nova ala passa de 10 para 30. Mas ainda havia preocupação, pois a unidade já estava com 25 pacientes no dia da entrega.

AÇÕES MUNICIPAIS DE COMBATE À COVID-19

O prefeito Robério Rufino Decretou lei seca do município, a venda de bebidas estava proibida em locais públicos e privados. O Decretou foi novamente renovado e está em vigor até o dia 31 deste mês. No último final de semana, uma mega operação de fiscalização foi realizada para que fosse mantido o decreto. 

Três bares foram multados e fechados, além de duas pessoas presas durante uma blitz. As ações fizeram as internações desacelerarem. No dia 19 eram 24 pacientes internados, no dia 26 esse número caiu para 9. Porém o número de novos casos continuam altos, situação que pode ser causada pela variante de Manaus (P1), que conforme a Organização Municipal da Saúde (OMS), é uma variante de preocupação VOC, ou seja, mais transmissível.  

CASOS DE ÓBITOS EM 15 DIAS

No dia 10 de maio, o município de Ipu tinha 67 óbitos em decorrência da infecção viral, no dia 11 registrou nova morte. Esse número subiu no dia (19) quando chegava à 69, dois dias depois já eram 71, três dias após (72) e no último dia (25) com a confirmação de mais 4 óbitos chegou ao total de 76.

 

(Ipu Post)

Postagens mais visitadas