Nota técnica sobre nova variante de Covid-19 da Índia que está causando preocupação no estado; com caso suspeito da VOC P.1 em Ipu

O município de Ipu está entre as 40 cidades do estado com amostras respiratórias sequenciadas que houve a confirmação da Variante de Preocupação (VOC) de Covid-19, oriunda da Índia.


 
A nova cepa, que já chegou a vários países, foi detectado no Maranhão e Piauí e está preocupando as autoridades de saúde do Ceará, com relação a sua alta transmissibilidade e neutralização da vacina contra Covid-19.

No dia 20 de janeiro de 2021, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE), através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), deu início ao monitoramento de viajantes, contactantes, casos graves ou óbitos sem comorbidade aparente, sintomas suspeitos de Covid-19 após 14 dias da segunda dose da vacina e casos suspeitos de reinfecção.

Até o dia 12 de maio de 2021, foram comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) 823 casos suspeitos de COVID-19 por contaminação de Variante de Preocupação (VOC).

Das amostras respiratórias sequenciadas, houve a confirmação de 40 casos da Variante de Preocupação (VOCP.1.)

Distribuição dos casos de P1 nos municípios (Fortaleza, Caucaia, Icó, Brejo Santo, Moraújo, Pentecoste, Santa Quitéria, Limoeiro do Norte, Meruoca, Ipu, São Gonçalo do Amarante e Antonina do Norte) do estado do Ceará analisados por meio de sequenciamento total. (Veja o alerta)

Municípios com casos confirmados de infecção por VOC P.1, por sequenciamento total. 


 

 

Com informações e fonte: SESA/COVEP/CEREM/CIEVS.

 

Saiba mais 

Saiba o que é a cepa indiana do coronavírus

Postagens mais visitadas