Polícia prende quatro suspeitos por extração ilegal de madeiras em Massapê

 


Quatro homens foram presos em flagrante por extração ilegal de madeira na cidade de Massapê, a 259,4 quilômetros de Fortaleza. Um total de 15 m³ de madeira extraído de forma ilegal foi apreendido, além de motosserras e um caminhão. Ivan Sales de Oliveira, 39, motorista do transporte da carga, Antônio Ivan Pereira Batista, 45, e Antônio Nelson Reinaldo Aguiar, 42, foram presos em flagrante. Um comprador da madeira ilegal conseguiu fugir.

Segundo a Polícia Militar, às 11h30min desta sexta-feira, 7, a equipe do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) se encaminhava para o distrito de Padre Linhares, em Massapê, após receber denúncia de desmatamento e, durante o deslocamento, a viatura se deparou com um caminhão carregado de madeira. Após realizada a abordagem, foi solicitado o Documento de Origem Florestal (DOF) ao motorista do caminhão. Ele informou não possuir a documentação e, ainda de acordo com a PM, afirmou que a madeira que transportava era de Antônio Ivan Pereira Batista.

A composição foi até a residência de Antônio Ivan e foi recebida pelo filho do suspeito, que informou que o pai não estava no local. A equipe foi até o local da retirada das madeiras e lá encontrou Antônio com uma motosserra. Outras árvores derrubadas foram encontradas pelos agentes. De lá também foram vistos quatro homens voltando da zona de mata, que trabalhavam na extração das árvores. Os policias militares fizeram registros e deram voz de prisão a Ivan Sales (motorista do caminhão) e Antônio Ivan (extrator).

Já em outra localidade em Massapê, com nova denúncia de extração ilegal de madeiras, a equipe se deparou com Antônio Nelson Reinaldo Aguiar, 42, acompanhado de José Edimar Eduardo Arcanjo, 35. Edimar fugiu com a aproximação da viatura. Nelson confessou que Edimar seria comprador das madeiras de extração ilegal, e levou a composição até o local onde Edimar estaria. Era um ponto de apoio das extrações ilegais, onde estava Edimar e demais trabalhadores da extração. Chegando ao ponto de apoio, os policiais militares se depararam com vários homens almoçando e diversas ferramentas utilizadas para a extração, como foices, motosserras, correntes de motosserras, dentre outros.

Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Massapê, onde foram autuados na Lei de Crimes Ambientais, pelos artigos 46 (receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor), 50 (destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preservação) e 51 (comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente). As penas variam de três meses a um ano de detenção e multa.

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas