Último fim de semana de maio deve ter predomínio de céu claro

 


O último fim de semana do mês de maio, que marca o término da quadra chuvosa no Ceará, deve ser marcado pelo predomínio de céu claro, que é um cenário semelhante ao que vem sendo indicado e observado nos últimos dias pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Ao longo desta sexta-feira (28), a expectativa é de céu com poucas nuvens, colaborando, inclusive, para baixa umidade do ar, principalmente no centro-sul do Estado. A previsão é que os valores extremos variem entre 40 e 50%. Neste momento, o mesmo cenário é esperado para sábado (29) e domingo (30).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), taxas de umidade abaixo dos 60% já não são ideais para a saúde humana. No Ceará, os índices mais baixos, conforme a climatologia, começam a cair ainda mais no segundo semestre do ano.

As regiões do interior do estado, especialmente, o centro-sul, são as áreas onde a umidade relativa do ar costuma apresentar taxas mais preocupantes. Isto se dá por condições naturais.

“A continentalidade, ou seja, a distância do oceano também contribui para os baixos índices de umidade relativa do ar. Além disso, os ventos mais fortes ajudam a aumentar a evapotranspiração da vegetação, já castigada pelo solo seco e a falta de chuvas. Já próximo à faixa litorânea, a umidade proveniente da evaporação da água do mar e que é transportada ao continente pelos ventos faz com que esta porção do Estado não apresente tempo seco como aquele no interior”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

 

 

(Funceme)  

Postagens mais visitadas